000023/2005 - Treinamento: Condutas para Professores que trabalham nas Clínicas - Uniararas - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000023/2005 - Treinamento: Condutas para Professores que trabalham nas Clínicas - Uniararas
Objetivo

Com o propósito de prevenir a disseminação de microrganismos e controlar a infecção cruzada nas Clínicas do Centro Universitário Hermínio Ometto. É essencial que haja conscientização para que aconteçam mudanças na conduta dos profissionais, levando-os a adotarem medidas mínimas de segurança para todos os pacientes atendidos e em todas as ocasiões de tratamento. Como forma de impedir que a própria equipe de saúde atue como vetor na propagação de infecções, colocando em risco a sua saúde de toda equipe e da comunidade. O treinamento tem como objetivo estender para equipes de docentes, como também aos nossos alunos.

Análise

Mais de 200 milhões de pessoas no mundo são portadores crônicos do vírus da hepatite C. A quantidade de partículas virais por mililitro de sangue varia entre 101 a 106. O risco de transmissão do vírus ocorre em exposições percutâneas ou mucosas envolvendo sangue ou qualquer outro material biológico contendo sangue. O risco estimado após exposições percutâneas é de 1,8 a 3%. A profissão odontológica tem passado por uma conscientização em relação às doenças transmissíveis pelo atendimento a pacientes infectados. A grande prevalência de doenças como a AIDS, tuberculose, Hepatite B e C, entre outras, motivam a classe odontológica a buscar mais informações, na tentativa de minimizar as chances de contaminação entre pacientes e profissionais envolvidos nos atendimentos.

Ações

A profissão odontológica tem passado por uma conscientização em relação às doenças transmissíveis pelo atendimento a pacientes infectados. A grande prevalência de doenças como a AIDS, tuberculose, Hepatite B e C, entre outras, motivam a classe odontológica a buscar mais informações, na tentativa de minimizar as chances de contaminação entre pacientes e profissionais envolvidos nos atendimentos.

Dados gerais

Responsável: Profª Drª Ana Laura Remédio Zeni Beretta

E-mail do Responsável: lauraberetta@uniararas.br

E-mail do Contato: lauraberetta@uniararas.br

Início do Projeto: 10/04/2005

Fim do Projeto: 16/12/2005

Periodicidade: SEMESTRAL

Tipo do Projeto: PROG. DE BIOSSEGURANÇA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE E PROTEÇÃO NO TRABALHO

Professores Envolvidos

Ana Laura Remedio Zeni Beretta

Cristina da Cruz Franchini

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Terça-feira
25°C
15°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar