000030/2005 - Projeto Uniararas - Qualidade de Vida - Você Merece - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000030/2005 - Projeto Uniararas - Qualidade de Vida - Você Merece
Objetivo

Promover saúde e qualidade de vida implica em proporcionar aos colaboradores as condições necessárias para melhorar e exercer controle sobre sua vida, que envolve “paz, educação, moradia, alimentação, renda, um ecossistema saudável, justiça social e equidade” (WHO 1987). Este conceito baseia-se nos princípios de que a preocupação com a saúde e qualidade de vida deve ser parte integrante de ações voltadas para o desenvolvimento; que ela pode ser melhorada pela modificação do ambiente físico, social e econômico; que as condições em espaços sociais como a casa, a escola, a universidade, a comunidade, o local de trabalho e a cidade influenciam profundamente a condição de saúde das pessoas.

Análise

O principal motivo para se investir em qualidade de vida é a própria sobrevivência da organização. Segundo especialistas, neste final de milênio a informática e a tecnologia estão se transformando em alta velocidade, revestindo de incertezas e instabilidades o momento atual. Em uma época em que se valoriza o individualismo, se observa uma forte tendência em todos os setores de resgatar o lado humano, já que para crescer é necessário qualidade e excelência no que se faz, o que só é possível quando se leva em conta o principal capital de uma empresa, ou seja, seus recursos humanos

Ações

Hoje ouvimos muito esse termo – o “mal do século” - estresse, é só alguém estar cansado, com excesso de trabalho e já lhe perguntam: - Você está estressado? Afinal o que é o estresse? Segundo o dicionário Aurélio é um conjunto de reações do organismo a agressões de origem diversas, capaz de perturbar-lhe o equilíbrio interno. E o estresse também pode adicionar sabor, desafio a vida, sem ele a vida seria tediosa, mas quando não administrado adequadamente pode afetar gravemente o bem estar físico e mental. No início da década de 90, no Brasil, os programas de Qualidade de Vida e Promoção de Saúde passaram a despertar interesse nas empresas, pela constatação de que a qualidade de vida de seus funcionários estava diretamente ligada à maior produtividade (SILVA E DE MARCHI, 1997). Além disto, as empresas passaram a perceber que era impossível falar de qualidade total sem investir na qualidade de vida de seus colaboradores. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos indicam que, para cada dólar investido em programas de qualidade de vida, são economizados pelo menos três dólares, seja por diminuição dos gastos com assistência médica, por aumento na produtividade ou por queda no absenteísmo e na rotatividade (PRÓSPERO, 1999).

Dados gerais

Responsável: Profa Dra Ana Laura Remédio Zeni Beretta

E-mail do Responsável: alrzb@uol.com.br

E-mail do Contato: lauraberetta@uniararas.br

Início do Projeto: 10/05/2005

Fim do Projeto: 28/01/2006

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. SOCIAL ISIS - 3ª FASE UNIARARAS

Tipo da Ação: EVENTOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: GRUPOS SOCIAIS VULNERÁVEIS

Professores Envolvidos

Ana Laura Remedio Zeni Beretta

Cristina da Cruz Franchini

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Segunda-feira
26°C
16°C
Chuva: 60% (6 mm)

Como Chegar