000042/2004 - Projeto de Extensão - Memória Social - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000042/2004 - Projeto de Extensão - Memória Social
Objetivo

- Incentivar o interesse pela leitura literária em crianças, promovendo um melhor desenvolvimento de suas habilidades de leitura e de hábitos variados de ler. - Resgatar a memória Social dos Idosos. - Contribuir oara o redimensionamento do lugar social que o idoso ocupa, valorizando a sua importância como contadores de histórias e como memória da cidade. - Contribuir para uma melhor convivência entre idosos e crianças, de forma tal que estas aprendam a valorizar o idoso e a reconhecer sua importância cultural e social.

Análise

Considerando-se o lugar de marginalização que é destinado ao idoso e a necessidade de redimensionamento desse lugar, objetiva-se a promoção de uma convi~vência entre idosos e crianças, para que estas aprendam a valorizar a experiência daqueles. Para prover esta interação busca-se incentivar o gosto pela leitura nas crianças e resgatar histórias de vida dos idosos e assim, realizar o encontro entre eles, tendo como elo o contar e ouvir histórias.

Ações

Medidas de interesses de crianças por leitura literária, por meio de filmagens de atividades com livros e de entrevistas individuais sobre as condições de leitura em casa e na escola. Realização de oficinas de literatura (contar e ler histórias, desenvolver com as crianças a construção coletiva de histórias, atividades de desenho, pintura, dramatização e teatro de fantoches) com alunos de primeira e segunda série do ensino fundamental regular. Coleta das histórias de vida dos idosos em asilos, por meio de roteiro de perguntas semi-estruturado. Condução de grupos de trabalhos com idosas institucionalizadas (trabalho com fotografias, trabalhos artesanais e discussões e reflexões sobre temáticas relacionadas às histórias contadas pelas idosas). Realização de visitas e formação de vínculos com os idsos institucionalizados, para posterior coleta das histórias e da formação de grupos de trabalhos. Realização de atividades integradas entre idosos e crianças, por meio da contação de histórias dos idosos para as crianças e vice-versa.

Dados gerais

Responsável: Dra. Josineide Alves Santos

E-mail do Responsável: psicologia@uniararas.br

E-mail do Contato: rosanadias@uniararas.br

Início do Projeto: 01/04/2004

Fim do Projeto: 16/12/2005

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: EDUCAÇÃO

Linha de Extensão: GRUPOS SOCIAIS VULNERÁVEIS

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Rosana Righetto Dias

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
27°C
13°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar