000043/2005 - Educação e Comunidade: Educação Especial - Inclusão Social - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000043/2005 - Educação e Comunidade: Educação Especial - Inclusão Social
Objetivo

- Contribuir com processo de inclusão de alunos surdos ou cegos nas escolas regulares. - Coordenar vários grupos de discussão e de reflexão com alunos, professores e pais. - Contribuir para o resgate das potencialidades dos alunos surdos, cegos ou com outras necessidades educativas especiais. - Elaborar, implementar e avaliar propostas de intervenção educacional com alunos surdos ou cegos. - Capacitar o estagiário para trabalhar com a formação e a coordenação de grupos em contextos educacionais. - Possibilitar uma compreensão das deficiências como singularidades e não como déficits.

Análise

Assiste-se atualmente um grande movimento para se promover a inclusão de alunos com surdez, cegueira ou outras necessidades educativas especiais nas escolas regulares, contudo para que este processo seja eficaz, há muito que ser feito, por exemplo, ensinar os alunos ouvintes e professores a se comunicarem com os surdos. Assi, busca-se contribuir para esse processo e possibilitar uma formação do psicólogo escolar mais comprometida com essa nova demanda educacional.

Ações

Realização de oficinas educativas com crianças e adolescentes surdas ou cegas, objetivando promover a socialização, melhorar a convivência entre eles e desenvolver suas potencialidades. Coordenação de grupos de mães de alunos surdos ou cegos, de forma tal que sejam oportunizadas a estas mães um espaço de trocas de experiências, de discussão de dúvidas sobre a surdez e a cegueira e um momento de compartilhar angustias e incertezas. Desenvolvimento de atividades que envolvam o ensino-aprendizagem da LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) com todos os alunos das salas de aula, em que as crianças surdas estudam. Fazer acompanhamento individualizado do desempenho acadêmico dos alunos surdos, em sala de aula. Coordenação de grupos de professoras, realizando discussões e reflexões sobre o ensino-aprendizagem dos alunos surdos, assim como promovendo espaço de fala e de escuta desses profissionais sobre as suas dificuldades e angùstias com o processo de inclusão. Condução de grupos com crianças com dificuldades de aprendizagem (tidas como deficientes mentais leves), com o objetivo de promover atividades de ensino-aprendizagem que explorem as suas capacidades e incidam positivamente na sua auto-imagem. Elaboração, implementação e avaliação de propostas de intervenção educacional com alunos surdos ou cegos.

Dados gerais

Responsável: Dra. Josineide Alves Santos

E-mail do Responsável: psicologia@uniararas.br

E-mail do Contato: rosanadias@uniararas.br

Início do Projeto: 01/02/2005

Fim do Projeto: 16/12/2005

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: EDUCAÇÃO

Linha de Extensão: GRUPOS SOCIAIS VULNERÁVEIS

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Rosana Righetto Dias

Alunos Envolvidos

Carla Fernanda Zanetti

Carolina Da Rocha Toledo Rossi Leite

Cláudia Christiane Alves Penha Avelar

Maria Beatriz De Oliveira Tassoni

Milena Mancini Bastazini

Milena Silveira Camargo

Márcia Cristina Lopes

Raquel Campos Moura

Tatiani Regina De Melo

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Domingo
27°C
17°C
Chuva: 67% (10 mm)

Como Chegar