000049/2005 - Triagem Sorológica para Determinação da Presença de Anti-Trypanosoma Cruzi em Voluntários do Município de Coronel Macedo, SP - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000049/2005 - Triagem Sorológica para Determinação da Presença de Anti-Trypanosoma Cruzi em Voluntários do Município de Coronel Macedo, SP
Objetivo

O estudo de sorologia para Doença de Chagas foi realizado em 100 voluntários moradores da zona rural e urbana, do município de Coronel Macedo, estado de São Paulo. O levantamento poderá ser estendido a familiares, em casos de positividade dos resultados. Além de proporcionar a integração escola – comunidade, deverá ser mapeada a sorologia positiva para Trypanosoma cruzi da região, que devidamente diagnosticados, servirão para o esclarecimento e orientação da população da região e implantação de programas de controle e prevenção da doença.

Análise

A alta prevalência de doenças parasitárias em nosso meio e constituem um problema de grande importância no cenário da saúde pública do Brasil. A doença de Chagas, conhecida também como tripanossomose americana, uma zoonose endêmica, é causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e é a terceira doença tropical no mundo em maior incidência, logo após a malária e a esquistossomose. Portadores assintomáticos são os maiores responsáveis pela propagação da doença de Chagas, que deve ser diagnosticada e tratada, contribuindo na profilaxia e melhoria da saúde e da qualidade de vida da maioria da poplação.

Ações

A prevalência da tripanossomíase na região sudoeste paulista, município de Coronel Macedo, foi verificada em voluntários, pela determinação da presença de anticorpos anti-Trypanosoma cruzi, em amostras sorológicas. Utilizou-se o método de hemaglutinação indireta, o kit comercial denominado HAI-Chagas Ebram.

Dados gerais

Responsável: Rosana Catisti

E-mail do Responsável: rosanacatisti@uniararas.br

E-mail do Contato: rosanacatisti@uniararas.br

Início do Projeto: 02/02/2005

Fim do Projeto: 30/11/2005

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROJETO SEM VÍNCULO

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: ENDEMIAS E EPIDEMAIS

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Rosana Catisti

Alunos Envolvidos

Luciana Tanaka

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
27°C
15°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar