000053/2005 - Práticas Clínicas e Psicologia e Saúde - I.2 - Clínica Comportamental - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000053/2005 - Práticas Clínicas e Psicologia e Saúde - I.2 - Clínica Comportamental
Objetivo

Propiciar ao estagiário o desenvolvimento de uma postura ética, crítica e teoricamente fundamentada para a formação terapêutica inicial. Possibilitar ao estagiário conhecimentos teórico e práticos para a avaliação e/ou intervenção psicoterapêutica junto à criança, ao adolescente, bem como aos cuidadores diretamente envolvidos, adultos e idosos no enfoque comportamental. Desenvolver habilidades e competências de atitude clínica como contato, avaliação diagnóstica (se necessário) e planejamento / implementação de intervenções intra e interpessoais para o desenvolvimento da prática profissional de caráter científico. Refletir o indivíduo como produto de atuações pessoais, sociais e biológicas. Promover o aprofundamento da experiência prática/profissional do estagiário, com uma ampliação de sua autonomia e iniciativa e melhor aproveitamento didático-pedagógico. Atuar nos níveis de prevenção e promoção de saúde envolvendo indivíduos e grupos relacionados às problemáticas caracterizadas em seu contexto familiar, escolar, interpessoal ou social. Elaborar comunicações científicas, laudos e relatórios que sumarizem e discutam publicamente o processo e os resultados das intervenções realizadas.

Análise

O motivo gerador refere-se à necessidade curricular quanto uma das áreas de formação e aplicação da Psicologia. Neste caso, a prática clínica nos moldes tradicionais, com a especificação de uma das abordagens da Psicologia desenvolvidas no plano curricular (Análise do Comportamento). Esta prática da Psicologia está especificada no Projeto Pedagógico do Curso.

Ações

Receber e fazer encaminhamentos de clientes, emitir pareceres e registrar atendimentos realizados na instituição. Realizar avaliação diagnóstica (caso seja necessáro) e procedimentos de intervenção, devendo incluir atividades de observação, identificação, análises funcionais de comportamentos e processos psicológicos considerados junto à dinâmica pessoal e contextos variados da vida do indivíduo. Aplicar uma metodologia que defina os comportamentos apresentados pelos pacientes e seus cuidadores (se for o caso) por meio dos relatos das queixas psicológicas. Realizar observação em sala de espelho de atendimento psicoterápico e discussão em duplas de alunos da análise e elaboração da sessão realizada. Realizar um planejamento terapêutico (objetivar os critérios e desenvolvimento de metodologias do processo terapêutico/psicoterapêutico). Avaliar se os objetivos propostos para o plano terapêutico estão sendo atingidos. Realizar estudo detalhado (leituras e discussões) de cada caso de acordo com a orientação dada pelo supervisor e elaborar relatórios solicitados. Preparar o cliente para alta do tratamento, encaminhamentos ou para o recesso escolar. Realizar sessões semanais de atendimento individual (mínimo de dois casos) e um atendimento grupal.

Dados gerais

Responsável: Dra. Rosana Righetto Dias

E-mail do Responsável: rosanadias@uniararas.br

E-mail do Contato: rosanadias@uniararas.br

Início do Projeto: 01/02/2005

Fim do Projeto: 07/12/2009

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE HUMANA

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Rosana Righetto Dias

Alunos Envolvidos

Adriana Leme

Alessandra Martins Marinho

Aline Beatriz Olivio

Camila Abreu Sartori

Daniela Ferreira De Góes

Eliana Aparecida Pinarelli

Emile Fabiana Almeida Da Silva

Flavia Cristina Borrajo Devitte

Gisele Fernandes De Lima

Graziely Cristina De Oliveira

Isabel Aparecida Favaro Blasco

Isabel Cristina Da Silva

Jaime Marçal Júnior

Juliana Torres

Karina Zavolski Tomé

Keiteuicia Guidolim

Lisa Maria Paschoalotti Vomero

Luciana De Moraes Passarini

Maria Augusta Leal Do Lago

Mariana Cristofoletti

Raquel Deperon

Raquel Zacharias Duarte

Regiane Aparecida Dias Vianna

Renata Santiago Canteli

Sidneia De Almeida Ferreira

Simone Kelli Cassiano

Suzana Aparecida Cordebello

Tatiana Martini Ramos

Thiago Cesar Lautenschlager Schmidt Rodrigues

Valdecir Dos Santos

Vera Lucia De Souza

Viviana Ferrante

Willian Ricardo De Araujo

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Terça-feira
25°C
15°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar