000054/2005 - Práticas Clínicas e Psicologia e Saúde - I.7. - Saúde geral - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000054/2005 - Práticas Clínicas e Psicologia e Saúde - I.7. - Saúde geral
Objetivo

Conceituar e caracterizar o campo de atuação do psicólogo clínico enquanto profissional da Saúde Geral, em contextos variados na saúde, além da prática clínica em moldes tradicionais na área da saúde geral. Englobar ações voltadas à atenção psicológica dentro de uma visão integradora e contextualizada, visando a promoção da saúde mental e geral de indivíduos e grupos. Desenvolver a noção de Ética Profissional tanto com relação ao atendimento psicológico direto ao paciente, familiares, quanto o contato e orientação com outros profissionais. Desenvolver habilidades e competências de atitude clínica como contato, avaliação e planejamento/implementação de intervenções intra e interpessoais para o desenvolvimento da prática profissional com caráter científico. Refletir o indivíduo como produto de atuações pessoais, sociais e biológicas. Promover o aprofundamento da experiência prática-profissional do estagiário, com uma ampliação de sua autonomia e iniciativa e melhor aproveitamento didático-pedagógico. Atuar nos níveis de prevenção, promoção e recuperação de saúde em geral envolvendo indivíduos e grupos, a instituição e comunidade. Elaborar comunicações científicas, laudos e relatórios que sumarizem e discutam publicamente o processo e os resultados das intervenções realizadas.

Análise

O motivo gerador refere-se à necessidade curricular quanto uma das áreas de formação e aplicação da Psicologia. Neste caso, a prática clínica nos moldes de instituições de saúde, com a especificação de uma das abordsagens da Psicologia desenvolvidas no plano curricular (Análise do Comportamento). Esta prática da Psicologia está especificada no Projeto Pedagógico do Curso.

Ações

Caracterizar e normatizar as ações psicológicas nos locais anteriormente discriminados em relação às necessidades e demandas. Buscar uma metodologia que defina os comportamentos apresentados pelos pacientes, seus acompanhantes e equipe de saúde através do relato das queixas psicológicas. Elaborar um planejamento terapêutico (criação de protocolos e objetivação de critérios e desenvolvimento de metodologias de assistência psicológica) para as situações da hospitalização, assistência ambulatorial e atendimento na clínica de Psicologia. Elaborar um projeto de pesquisa, de acordo com as linhas seguidas de assistência empregada do local de estágios (enfermaria ou ambulatório), objetivando o aprimoramento do atendimento. Sugerir mudanças na metodologia de acordo com as necessidades e interesses verificados nos serviços (áreas específicas de estágios do hospital). Favorecimento de uma conduta clínica focal, imediata e resolutiva (características do atendimento psicológico hospitalar), com atenção aos seguintes aspectos: 1. implicações dos pacientes frente a adaptação à rotina hospitalar e em relação à doença ou quadro orgânico apresentados e prognóstico 2. atenção aos comportamentos dos familiares apresentados frente ao processo de doença, hospitalização e adesão ao tratamento e 3. discriminação e discussão dos critérios e características das solicitações do atendimento psicológico aos pacientes realizados pela equipe de saúde. De acordo com a análise de demanda da carga-horária do local são necessárias 8 h/a semanais, sendo esta considerada a carga horária mínima para as atividades de estágio nestes locais específicos. Para tanto, cada aluno deve dispor de dois períodos de no mínimo três horas cada (em dias alternados) para o cumprimento das atividades de estágio.

Dados gerais

Responsável: Dra. Rosana Righetto Dias

E-mail do Responsável: rosanadias@uniararas.br

E-mail do Contato: rosanadias@uniararas.br

Início do Projeto: 01/02/2005

Fim do Projeto: 16/12/2007

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE HUMANA

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Rosana Righetto Dias

Simone Aparecida Ramalho

Alunos Envolvidos

Adriana Oliveira Franco

Ana Gabriela Castelani De Souza

Bruna Viviane Angleri

Carolina Machado Capacle Del'Alamo

Caroline Adami Ichano

Francine De Alencar Beloto

Janaina Fernandes Firmo

Jane Silva Rodrigues Carollo

Joselaine Trevizan

José Willian Zanobia

Karina Conz Moraes Ribeiro Sampaio

Luciane Avancini

Melina Spindola Mantovani

Michelle Orpinelli

Patrícia Riso

Priscila Santos Caleffi

Rafaela Graci

Salete Peters

Talita Regina Tirola

Tatiane Oliveira Zanfelici

Vanessa Mendoza De Mello

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
26°C
14°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar