Proporcionar que o discente conheça o campo educacional bem como a forma que se estabelecem as relações humanas nele. Planejar ações juntamente com agentes educativos afim de integrar a prática psicológica e a prática pedagógica. Intervir de acordo com as necessidades específicas de cada campo escolar. A atuação deve ocorrer de forma preventiva abrangendo os sistemas escola família e comunidade afim de fortalecer as redes de apoio da comunidade. A intervenção acontece semanalmente para que os estagiários possam acompanhar o desenvolvimento de atividades.
Demanda da própria escola que procurou a faculdade de psicologia no início do ano letivo e solicitou a intervenção de um grupo de psicologia na escola com a queixa de dificuldade em lidar com a violência, drogas dentro da escola. Dessa forma é importante a intervenção do psicólogo dentro da escola.
Todos os alunos atuaram na mesma instituição durante o ano e, as atividades desenvolvidas foram: 1. caracterização do espaço pedagógico: participação da dinâmica escolar possibilitou o conhecimento da realidade vivida dentro da escola. 2. participação nas aulas e atividades pedagógicas complementares (aulas de educação física, leitura, etc.): acompanhamento das crianças permitiu que os estagiários pudessem compartilhar de momentos diferentes do processo educativo. 3. participação em HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), desenvolvendo atividades com professores: atividade realizada semanalmente com o objetivo de refletir sobre a prática pedagógica com a equipe da direção da escola. 4. reunião com a coordenação da escola para avaliação, planejamento e desenvolvimento de atividades. 5. desenvolvimento de projetos no Programa Escola da Família com oficinas para crianças e adolescentes, pais e membros da comunidade: levantamento de necessidades, desenvolvimento de projetos por meio de oficinas e grupos. 6. visitas domiciliares e comunitárias: visitas nas casas de algumas crianças e acompanhamento de sua rede de apoio possibilitou que o estagiário conhecesse a forma de funcionamento dessa rede na comunidade e como utilizar dela para promover intervenções. 7. contato com crianças e adolescentes. 8. contato com professores.
Responsável: Raquel Pondian Tizzei
E-mail do Responsável: tizzuca@hotmail.com
E-mail do Contato: tizzuca@hotmail.com
Início do Projeto: 13/03/2005
Fim do Projeto: 15/12/2016
Periodicidade: ANUAL
Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA
Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Área Temática: EDUCAÇÃO
Linha de Extensão: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Cristina da Cruz Franchini
Raquel Pondian Tizzei
Rosana Righetto Dias
Raquel Pondian Tizzei
Adriana Regina Simioni
Aline Gabriela De Farias
Andressa Gabriela Anselmo
Beatriz Cristina De Oliveira
Caroline Adami Ichano
Caroline Mudinutti Leveghin
Fernanda De Moura Picciarelli
Fernanda Pacheco De Azevedo Rocha
Graziella Zaniboni Paganotti
Grazielle Guimarães Pereira
Gustavo Gonçalves Da Cunha
Hemily Alves Pizzonia
Janaína Bonafé Da Dona
José Matias Barboza Filho
Jéssica De Souza Camara
Kathy Briones Barbi
Lilian Rossetti Toledo
Lucas Kosei Konigami
Maria Elvira Ferreira
Maria José Correia Martins
Mariana Gabriela De Oliveira
Michelle Orpinelli
Natalia Fioramonte Faccioli
Neusa Samuel Strambek
Paloma Gomes Mengue
Rafaela Cerri Baldin
Raynê Cordeiro De Sousa Seugling
Rosemary Fagundes
Salete Peters
Saulo Tadeu Valiero Das Neves
Sumara Ramirez Moraes
Tatiane Oliveira Zanfelici
Vanessa De Nadai Soler
Vanessa Paganotti Nicolau
Viviane Fernanda Meneghin
Yara Maria Badran Coimbra