Garantir a oportunidade de o futuro psicólogo entrar em contato com a realidade educacional. Inserir a prática da Psicologia Escolar em uma escola pública, oferecendo os diversos níveis de intervenção do psicólogo em um contexto educacional. Instrumentalizar o aluno para que este seja capaz de agir no contexto da educação com uma atitude científica, uma postura ética e crítica, comprometida com o desenvolvimento da cidadania como um direito de todos.
A escola é um lugar de promoção do desenvolvimento integral da criança, onde vários fatores estão inter-relacionados (professores, pais, alunos, qualidade das condições e relações de trabalho, dentre outros). Desta forma, o psicólogo é um agente importante neste espaço de produção. Diante da realidade educacional é possível realizar um trabalho voltado para a prevenção do fracasso escolar através da promoção da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno e realizar intervenções sobre a dimensão institucional da escola – maneira mais adequada de se compreender o papel do psicólogo escolar.
No trabalho com as crianças e adolescentes foram desenvolvidas atividades que ofereceram um espaço de reflexão e exercício de sua cidadania, a partir da discussão e reconstrução de sua história de vida. Além disso, algumas atividades para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos de recuperação também foram desenvolvidas com êxito. O trabalho com pais visava criar uma relação de colaboração e ajuda mútua entre pais e Instituição visando à qualidade de atendimento às necessidades específicas dos alunos. A proposta de formação de Grupos de Orientação a Pais não foi bem sucedida, pois não foi formado um grupo. Entretanto, alguns pais procuraram o serviço para orientação sobre questões do desenvolvimento humano, a escuta para conhecer mais sobre o adolescente e sobre o papel que exerce dentro da família e principalmente o envolvimento dos pais no processo de educação de seus filhos. O trabalho com professores e equipe técnico-pedagógica foi feito durante o HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) e conseguiu atingir os ojetivos propostos.
Responsável: Camila Santos Dias
E-mail do Responsável: camiladias@uniararas.br
E-mail do Contato: camiladias@uniararas.br
Início do Projeto: 14/02/2005
Fim do Projeto: 18/12/2009
Periodicidade: ANUAL
Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA
Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Área Temática: EDUCAÇÃO
Linha de Extensão: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Camila Santos Dias
Cristina Coutinho Mde Pinho
Cristina da Cruz Franchini
Rosana Righetto Dias
Adri Da Costa Manzoli
Ana Paula Cassiano Francato
Carla Godoy De Carli
Crisliane Vanessa Gargaro
Cristiane Simplicio Do Nascimento
Débora Dos Santos Calheiro
Fabiana Cristina Siabe
Flaviane Rodrigues Do Prado
Francine De Alencar Beloto
Giovanna Ribeiro Fadel Lacerda
Helena Aparecida Lourenço
Janaina De Lourdes Pimentel Sant'Anna
Janaina Thomaz
Joyce Jaqueline Dos Santos Caetano Lima
Juliana Busolin
Kelley Cristina Sarti
Kelly Cristina Ferreira
Laudemir Alves
Leila Renata Privati Festa
Lenice De Mello Barbosa
Liliane Aparecida Broeto Genezelli
Lívia Chaves Ribeiro
Maria Carolina Pataca
Maria Cláudia Siqueira Pompílio
Maria Lúcia Ribeiro
Mariana Cristofoletti
Mario Celso Franco De Camargo
Maristela Camozza
Meire Gomes Da Silva
Melina Spindola Mantovani
Nazaré Aparecida Peliçari
Renata Wegner Vasconcelos
Roberta Cutri
Silmara Maria Testa
Sueli De Souza Pereira
Tatiana Martini Ramos
Vivian Cagnoni Da Silva