000323/2006 - Educação e Comunidade - II.7 - Psicologia e Educação Especial - Inclusão Social - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000323/2006 - Educação e Comunidade - II.7 - Psicologia e Educação Especial - Inclusão Social
Objetivo

- Capacitar o estagiário para trabalhar com a formação e a coordenação de grupos em contextos educacionais, possibilitando uma compreensão das deficiências como singularidades e não como déficits. - Fazer uma avaliação das necessidades da instituição, junto aos diversos agentes educativos (incluindo aqueles tradicionalmente postos à margem, como serventes, cozinheiras, motoristas, etc.) - Fazer um levantamento das necessidades de alunos e de pais em relação à escola - Coordenar vários grupos de discussão e de reflexão com professores, alunos e pais. - Elaborar, implementar e avaliar propostas de intervenção educacional com alunos com necessidades educativas especiais.

Análise

Dificuldades apresentadas pelas escolas de como colocar em prática a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais e o papel do psicólogo como portador de conhecimentos e habilidades que podem contribuir para a efetivação deste processo.

Ações

a) Levantamento das necessidades da instituição que teve como objetivo criar subsídios para se propor a intervenção e teve como base: - observações do contexto escolar percepções, adaptações, etc.) - entrevistas e conversas com professores e demais membros da equipe escolar b) Avaliação das demandas e proposta de intervenção: as demandas levantadas foram sistematizadas e embasaram a proposta de intervenção. c) Proposta de intervenção: foi entregue à instituição e sua adequação às demandas levantadas pela escola foi discutida com a equipe escolar para que se realizassem as modificações pertinentes. d) Implementação da intervenção: as intevenções tiveram como objetivo atender as necessidades levantadas relacionadas ao processo de inclusão, mais especificamente: a promoção da auto-estima, do respeito à diversidade, das habilidades sociais, discussão sobre temas como sexualidade, adolescência, drogas, relacionamento com os pais, ensino de LIBRAS, etc. Quando realizada junto aos alunos, elas foram realizadas em grupos, em locais e horários disponibilizados pela instituição. Foram utilizados recursos tais como: música, livros, teatro, brinquedos, materiais escolares, vídeos, etc. Na intervenção junto aos pais e professores foram realizadas discussão, dinâmicas de grupo e orientações. Como resultado das intervenções pôde-se constatar: maior conhecimento e aceitação acerca das diferenças, melhora na socialização entre os alunos, melhora na auto-estima, conhecimento sobre temas como sexualidade e adolescência, etc. Número aproximado de pessoas atendidas: 150 Número aproximado de atendimentos: 130 Número de procedimentos: 3

Dados gerais

Responsável: Melissa Picchi Zambon

E-mail do Responsável: melissa@uniararas.br

E-mail do Contato: melissa@uniararas.br

Início do Projeto: 01/02/2006

Fim do Projeto:

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: EDUCAÇÃO

Linha de Extensão: PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, INCAPACIDADES, E NECESSIDADES ESPECIAIS

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Melissa Picchi Zambon

Rosana Righetto Dias

Alunos Envolvidos

Daiana Brigido Pereira

Emile Fabiana Almeida Da Silva

Karina Conz Moraes Ribeiro Sampaio

Michele Cristina De Sousa Pedroso

Miriam Baptistella Mazon

Monica Cristina Vieira

Paula Oliveira

Rafaela Graci

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