000580/2006 - Promoção de comportamentos, utilizando o planejamento participativo, em um assentamento rural - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000580/2006 - Promoção de comportamentos, utilizando o planejamento participativo, em um assentamento rural
Objetivo

Promover comportamentos voltados às ações estratégias que visem a melhoria das condições de uso, manutenção e de produção de emprego e renda do assentamento. A promoção destes comportamentos será feita de uma forma em que os próprios assentados poderão participar ativamente das decisões e da implementação dos projetos necessários. O presente projeto tem ainda como objetivo propiciar o aprendizado por parte dos assentados dos métodos e instrumentos da tomada de decisão em conjunto, na utilização do planejamento participativo e na execução de tarefas sistematizas e organizadas em conjunto. Deste modo a população alvo deste projeto poderá ser também beneficiada, pois poderão futuramente realizar o planejamento participativo sem a necessidade contínua da presença dos professores e alunos.

Análise

- Investigar as características gerais da população, do local e das ações realizadas pelos membros do assentamento. - Propor uma intervenção voltada à participação ativa do público alvo em todas as etapas propostas. - Definir regras e condutas para a execução e continuidade das reuniões com o grupo. - Definir normas e critérios das ações dos membros do grupo. - Definir os objetivos gerais e específicos com o grupo, no que se refere a necessidade de mudanças nas condições atuais dos assentados. - Definir as classes de respostas necessárias para que o objetivo do grupo seja atingido. - Definir a forma de tomada de decisões e das execuções das tarefas, sempre pautadas na democracia e voltadas ao grupo. - Planejar as ações entre os membros de cada grupo, de modo igualitário, considerando as possibilidades e habilidades de cada membro do grupo. OBS: todas os objetivos específicos foram propostos visando a participação efetiva do grupo.

Ações

Os encontros forma realizados em uma sala da sede da Associação situada no próprio assentamento rural e também na Uniararas. Tais encontros ocorreram no mínimo uma vez pro semana, sempre com pelo menos a presença de membros da Diretoria do Assentamento, dos extensionistas e na maior parte das vezes com o professor responsável pelo projeto. A intervenção foi feita, utilizando o planejamento participativo, que visa em todas as etapas a participação e a interação contínua da população alvo, no que se refere à tomada de decisões e execução das tarefas. Inicialmente foram identificados quais os principais problemas, desafios e metas da comunidade. Depois foram levantados quais eram os recursos, as condições e as possibilidades para a execução das tarefas. Classes gerais de comportamentos, assim como os seus antecedentes e conseqüências serão descritos. Esta descrição permitiu identificar não só uma hierarquia das ações a serem realizadas, para a solução dos problemas, mas também sob quais condições elas foram emitidas. Especificamente as ações foram realizadas de modo a:

Dados gerais

Responsável: Pedro Bordini Faleiros

E-mail do Responsável: pfaleiros@uniararas.br

E-mail do Contato: pfaleiros@uniararas.br

Início do Projeto: 13/08/2006

Fim do Projeto: 15/12/2007

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: NÃO INFORMADO

Tipo da Ação: NÃO INFORMADO

Área Temática: NÃO INFORMADO

Linha de Extensão: NÃO INFORMADO

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Pedro Bordini Faleiros

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Domingo
27°C
17°C
Chuva: 67% (10 mm)

Como Chegar