Primeira proposta: Realizar consultoria colaborativa com professores que lecionam para crianças incluídas no Ensino Regular (1º ao 5º ano), tendo por objetivo o de maximizar o processo de ensino-aprendizagem e a diminuição de problemas comportamentais. Segunda proposta: Realizar Treinamento com grupos de pais de crianças com e sem NEE, com o objetivo de aprimorar as práticas parentais e empoderá-los e de conscientizá-los sobre o processo de inclusão. Terceira proposta: Realizar Treinamento de Habilidades Sociais, atividades lúdicas (fantoches, teatros) e atividades de conscientização dos alunos sobre o processo de inclusão. Quarta proposta: Participar das reuniões de HTPC, para que os estagiários tenham uma visão global dos problemas dos professores, quanto ao processo de inclusão e realizem consultoria, palestras e discussões com o grupo de professores do 1º ao 5º ano do Ensino Regular. Quinta proposta: Realizar orientação sexual com as crianças. Sexta proposta: Identificar demandas e intervir com os professores (por meio das reuniões de HTPC) e com os funcionários da instituição.
A proposta desse estágio é dar continuidade as atividades realizadas no ano anterior, mas também iniciar outras atividades (intervenção com os agentes educativos). Segundo a coordenadora da instituição, existe uma demanda relacionada ao 2o. ano, 2a série, 3a. série e PIC (Programa Intensivo de Ciclo), pois existem alunos com dificuldades de aprendizagem acentuada, deficiência visual e deficiência auditiva, ou seja, são incluídos na instituição e as professoras estão com dificuldades para desenvolver estratégias de ensino- aprendizagem e para manejar comportamentos dos mesmos. Assim como, os alunos, de modo geral, também apresentam dificuldades de relacionamentos com as crianças com NEE. Quanto ao treinamento de pais, torna-se pertinente, pois os pais têm demonstrado interesse em participar das atividades realizadas na escola, para além das reuniões escolares, sendo uma oportunidade de maior vínculo família- escola. E por fim, o trabalho em HTPC, para tornar mais abrangente a nossa proposta.
1- Conultoria colaborativa com professores das salas alvos; 2- Treinamento de habilidades sociais, atividades de fantoches, teatros e conscientização dos alunos sobre o processo de inclusão; 3- Treinamento com pais; 4- Participação e intervenção com grupo de professores da instituição; 5- Orientação sexual com as crianças; 6- Identificar demandas e realizar intervenções com os demais agentes educativos.
Responsável: Fabiana Cia
E-mail do Responsável: fabianacia@uniararas.br
E-mail do Contato: fabianacia@hotmail.com
Início do Projeto: 17/03/2008
Fim do Projeto: 18/12/2009
Periodicidade: ANUAL
Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA
Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Área Temática: EDUCAÇÃO
Linha de Extensão: PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, INCAPACIDADES, E NECESSIDADES ESPECIAIS
Cristina da Cruz Franchini
Fabiana Cia
Rosana Righetto Dias
Aline Costa Fantinato
Ana Leticia Caressato
Ana Paula De Souza Franco De Oliveira
Ana Paula Rodrigues Da Rocha
Elaine Botelho Do Couto
Fabiana Cristina De Paula Santos
Jeniffer Privati
Juliana Levorato Faber
Lilian Ferreira Dos Santos
Liliane Arantes Pietrobon
Natalia Alves De Camargo