000707/2008 - PROJETO II.7: Educação Especial – Inclusão Social e Escolar - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000707/2008 - PROJETO II.7: Educação Especial – Inclusão Social e Escolar
Objetivo

Primeira proposta: Realizar consultoria colaborativa com professores que lecionam para crianças incluídas no Ensino Regular (1º ao 5º ano), tendo por objetivo o de maximizar o processo de ensino-aprendizagem e a diminuição de problemas comportamentais. Segunda proposta: Realizar Treinamento com grupos de pais de crianças com e sem NEE, com o objetivo de aprimorar as práticas parentais e empoderá-los e de conscientizá-los sobre o processo de inclusão. Terceira proposta: Realizar Treinamento de Habilidades Sociais, atividades lúdicas (fantoches, teatros) e atividades de conscientização dos alunos sobre o processo de inclusão. Quarta proposta: Participar das reuniões de HTPC, para que os estagiários tenham uma visão global dos problemas dos professores, quanto ao processo de inclusão e realizem consultoria, palestras e discussões com o grupo de professores do 1º ao 5º ano do Ensino Regular. Quinta proposta: Realizar orientação sexual com as crianças. Sexta proposta: Identificar demandas e intervir com os professores (por meio das reuniões de HTPC) e com os funcionários da instituição.

Análise

A proposta desse estágio é dar continuidade as atividades realizadas no ano anterior, mas também iniciar outras atividades (intervenção com os agentes educativos). Segundo a coordenadora da instituição, existe uma demanda relacionada ao 2o. ano, 2a série, 3a. série e PIC (Programa Intensivo de Ciclo), pois existem alunos com dificuldades de aprendizagem acentuada, deficiência visual e deficiência auditiva, ou seja, são incluídos na instituição e as professoras estão com dificuldades para desenvolver estratégias de ensino- aprendizagem e para manejar comportamentos dos mesmos. Assim como, os alunos, de modo geral, também apresentam dificuldades de relacionamentos com as crianças com NEE. Quanto ao treinamento de pais, torna-se pertinente, pois os pais têm demonstrado interesse em participar das atividades realizadas na escola, para além das reuniões escolares, sendo uma oportunidade de maior vínculo família- escola. E por fim, o trabalho em HTPC, para tornar mais abrangente a nossa proposta.

Ações

1- Conultoria colaborativa com professores das salas alvos; 2- Treinamento de habilidades sociais, atividades de fantoches, teatros e conscientização dos alunos sobre o processo de inclusão; 3- Treinamento com pais; 4- Participação e intervenção com grupo de professores da instituição; 5- Orientação sexual com as crianças; 6- Identificar demandas e realizar intervenções com os demais agentes educativos.

Dados gerais

Responsável: Fabiana Cia

E-mail do Responsável: fabianacia@uniararas.br

E-mail do Contato: fabianacia@hotmail.com

Início do Projeto: 17/03/2008

Fim do Projeto: 18/12/2009

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: EDUCAÇÃO

Linha de Extensão: PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, INCAPACIDADES, E NECESSIDADES ESPECIAIS

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Fabiana Cia

Rosana Righetto Dias

Alunos Envolvidos

Aline Costa Fantinato

Ana Leticia Caressato

Ana Paula De Souza Franco De Oliveira

Ana Paula Rodrigues Da Rocha

Elaine Botelho Do Couto

Fabiana Cristina De Paula Santos

Jeniffer Privati

Juliana Levorato Faber

Lilian Ferreira Dos Santos

Liliane Arantes Pietrobon

Natalia Alves De Camargo

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quarta-feira
25°C
14°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar