000709/2008 - PROJETO – II.8: Educação Especial – Inclusão Social e Escolar - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000709/2008 - PROJETO – II.8: Educação Especial – Inclusão Social e Escolar
Objetivo

Primeira proposta: Realizar consultoria colaborativa com professores que lecionam para crianças (1º ao 4º ano) e para professores que realizam atividades lúdicas/recreativas com os alunos, tendo por objetivo o de maximizar o processo de ensino-aprendizagem e a diminuição de problemas comportamentais. Segunda proposta: Implementar e avaliar o Treinamento de Habilidades Sociais e atividades visando o desenvolvimento lúdico/cognitivo das crianças (fantoches, teatros). Terceira proposta: Trabalhar com os alunos as adaptações para diferentes ambientes (passagem da escola regular para a APAE, passagem da APAE para a escola regular e passagem da APAE para o sítio Arco Iris - profissionalização). Assim como trabalhar com os alunos o estudar na APAE. Quarta proposta: Realizar orientação sexual, com adolescentes/alunos da instituição. Quinta proposta: Realizar Treinamento com grupos de pais de crianças com NEE, com o objetivo de aprimorar as práticas parentais e empoderá-los e de conscientizá-los sobre o processo de inclusão. Sexta proposta: Participar das reuniões de HTPC, para que os estagiários tenham uma visão global dos problemas dos professores, e realizem consultoria, palestras e discussões com o grupo de professores do 1º ao 4º ano. Além de trabalhar com os funcionários da instituição.

Análise

 Existe uma demanda, que norteou essa proposta de estágio. Segundo a diretora e a psicóloga da instituição as professoras das 2ª a 4ª séries estão com dificuldades de comportamento com os alunos. Além disso, a professora da brinquedoteca está com dificuldades de como propor atividades que possam desenvolver o lúdico e a criatividade das crianças.  Como segunda demanda, tem-se a orientação sexual dos adolescentes. A psicóloga já havia proposto atividades desse gênero, mas não obteve um retorno satisfatório, por considerar que os alunos, não se exporem a ela.

Ações

Consultoria colaborativa com professores das salas alvos; Treinamento de Habilidades Sociais e atividades de fantoches, teatros; Orientação sexual com adolescentes da instituição; Grupo de pais; Participação de reuniões com os professores e intervenção com os demais agentes educativos.

Dados gerais

Responsável: Fabiana Cia

E-mail do Responsável: fabianacia@hotmail.com

E-mail do Contato: fabianacia@hotmail.com

Início do Projeto: 24/03/2008

Fim do Projeto: 18/12/2009

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: EDUCAÇÃO

Linha de Extensão: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Fabiana Cia

Rosana Righetto Dias

Alunos Envolvidos

Aline Beatriz Olivio

Ana Paula Soares De Andrade Silva

Eliana Aparecida Gavazza De Oliveira

Joelma Moralis Spineli

Keli Oliveira Fernandes De Freitas

Maria Do Carmo Benine Maganha

Mariana Gonçalves Furlan

Nádia Cristina Zamariola

Vanessa Da Silva Polidóro

Willian Ricardo De Araujo

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
27°C
13°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar