000729/2008 - Programa Ler e Escrever - Prioridade no Ensino Municipal - Projeto "Aluno Pesquisador" SME/PMSP - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000729/2008 - Programa Ler e Escrever - Prioridade no Ensino Municipal - Projeto "Aluno Pesquisador" SME/PMSP
Objetivo

Compreendendo que o Programa Ler e Escrever, da SMESP apresenta-se como um conjunto integrado de ações e projetos que visam “reverter o quadro de fracasso escolar ocasionado pelo analfabetismo e pela alfabetização precária dos alunos do Ensino Fundamental na Rede Municipal” , a UNIARARAS acolhe e parabeniza a administração municipal pelo esforço concentrado em tão importante tarefa e apresenta-se solidariamente para o diálogo entre as escolas da rede municipal e a pesquisa acadêmica. Julgamos que, no que tange ao compromisso com a busca da melhor qualidade da escola pública, temos uma identidade de princípios que já sedimentou parcerias importantes como a formação de docentes do ensino fundamental e educação infantil em nível superior desta rede municipal, em parceria com o Instituto Razão Social (2004-2005) e sua segunda edição programada para o ano de 2007 e, em nova parceria no mesmo sentido (2007-2008), além da participação no Projeto Aluno Pesquisador em 2007.

Análise

Entendemos que o Curso de Pedagogia da Uniararas, organizado de acordo com as mais recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia e articulado com as mais recentes e importantes reflexões sobre o ensino e a aprendizagem na Educação Básica, pode oferecer aos seus alunos-pesquisadores um conjunto de competências e habilidades de ação e reflexão bastante significativo; o que os habilita para, junto aos professores da Rede Municipal de Ensino, construir interpretações para as situações de fracasso na alfabetização, propor intervenções adequadas para a superação das dificuldades dos alunos, constituir-se como parceiro de reflexão-ação e produzir conhecimentos articulando a observação/participação/parceria na prática pedagógica e os conhecimentos científicos construídos durante sua formação universitária.

Ações

4. PLANEJAMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO E EXPLICITAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 4.1. 1ª Etapa - Formação inicial: Mobilizando Saberes Período: fevereiro a abril de 2008 Neste primeiro período, os alunos participarão de situações formativas de diferentes naturezas (oreintação individual, formação em pequenos grupos, seminários, etc). O objetivo desta primeira etapa é mobilizar a reflexão dos alunos acerca dos fundamentos teóricos da alfabetização e sobre o planejamento e construção de situações didáticas estruturadas a partir do referencial construtivista sócio-interacionista. Serão temas das situações formativas nesta primeira etapa: a) Análise do registro escrito como recurso na formação pessoal e profissional. b) Breve histórico do processo de alfabetização, principais movimentos teóricos e concepções. c) A concepção construtivista da aprendizagem. d) Hipóteses acerca do desenvolvimento da escrita. e) Análise de escritas não convencionais dos alunos e compreensão das possibilidades de intervenção do professor. f) Processos envolvidos no ato de ler. g) Hipóteses acerca do desenvolvimento da leitura. h) Trabalho pedagógico orientado para a formação de leitores: análise de rotinas. i) Alfabetizando em contextos letrados: o trabalho com os diversos gêneros e tipos textuais. j) Aprendendo a linguagem que se escreve: os procedimentos de produção textual. k) A heterogeneidade na sala de aula. l) Metodologia de projetos para o ensino da leitura e escrita. 2ª Etapa – Observação, diagnóstico e sistematização de dados iniciais Período: março a maio de 2008 Nesta etapa, os alunos serão provocados a olhar, com cuidado, a realidade da escola em que estão inseridos. Esse olhar cuidadoso deverá se debruçar principalmente sobre as rotinas de sala de aula, as produções das crianças, suas potencialidades e dificuldades. Para sistematizar esses dados os alunos recorrerão ao registro pessoal (portfólio) e a protocolos específicos de pesqui

Dados gerais

Responsável: Midori Sano

E-mail do Responsável: midori.sano@terra.com.br

E-mail do Contato: deyse@net.uniararas.br

Início do Projeto: 01/03/2008

Fim do Projeto: 31/12/2008

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROJETO SEM VÍNCULO

Tipo da Ação: CURSO

Área Temática: EDUCAÇÃO

Linha de Extensão: ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

José Antonio Ribeiro de Moura

Midori Sano

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
27°C
12°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar