000763/2008 - Usina do Saber -: Aprendendo matemática com os Alimentos - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000763/2008 - Usina do Saber -: Aprendendo matemática com os Alimentos
Objetivo

Objetivos Específicos (1 semestre): Articular um trabalho pedagógico com a área de experiências matemáticas e nutrição Abordar através de uma visão interdisciplinar os dois temas Estimular a participação ativa e criadora do aluno nestas áreas Estimular o aprendizado do aluno através do raciocínio lógico Estimular o desenvolvimento intelectual e um pensamento de mudança e solução de problemas Apresentar aos alunos conceitos matemáticos Realizar a aplicação destes conceitos no desenvolvimento de atividades Associar a prática da nutrição à matemática Desenvolver jogos lúdicos associando-se estes dois temas Estimular a prática da alimentação saudável Estimular o conhecimento de alimentos, nutrientes, produtos alimentares e dá nutrição em geral Estimular o conhecimento da tecnologia, desenvolvimento de produtos e rotulagem Objetivos Específicos (2 semestre): Trabalhar a interdisciplinaridade, associando-se áreas de conhecimento: biologia e alimentos (nutrição). Trabalhar a importância do trabalho em equipe. Trabalhar conceitos e técnicas de manuseio de terra e cultura orgânica. Conhecer técnicas de semeadura, adubação e colheita. Estimular o aluno na realização de trabalhos manuais, no caso trabalho com a terra. Trabalhar com os alunos a relação da terra, alimentos e nutrientes. Trabalhar conceitos importantes de higiene pessoal e higiene de alimentos. Estimular o consumo de alimentos naturais. Trabalhar a pesquisa nas áreas envolvidas, estimulando a busca de novas informações sobre o desenvolvimento da horta e a importância da alimentação. Estimular uma análise e reflexão por parte dos alunos sobre os prejuízos sociais do desperdício de alimentos. Trabalhar a importância de uma alimentação saudável, baseada principalmente em alimentos do campo.

Análise

Associar a área de alimentos às oficinas de experiências matemáticas, buscando o desenvolvimento de trabalhos que visem números e cálculos e estimulem a prática da alimentação saudável, através do conhecimento de alimentos, nutrientes, produto, da nutrição de uma forma geral e da tecnologia e desenvolvimento de alimentos e rotulagem.

Ações

A área de alimentos/ nutrição dentro do Projeto Usina do Saber desenvolvido na EE José Ometto, escola atuante no modelo de Escola Tempo Integral, realizará parceria junto ao Projeto Experiências Matemáticas. As oficinas de Experiências Matemáticas apresentam como justificativa, já apresentada pelo professor responsável, apresentar um caráter não exclusivo de conceitos e procedimentos matemáticos já trabalhados, partindo-se de uma visão de que o mundo atual exige cada vez mais a necessidade de se proporcionar a retomada de conceitos matemáticos já aprendidos através da realização de jogos e atividades lúdicas, que integrem os alunos de maneira agradável, além de ser útil e amplamente orientadora.A idade escolar é determinada como um período de crescimento e exigências nutricionais altas e a alimentação nesta fase destaca-se como um dos fatores ambientais mais importantes, relacionados ao crescimento e desenvolvimento da criança ou adolescente. A aceitação de preparações alimentares diferenciadas, nesta faixa etária, é melhor, pois, existem maior socialização e independência na escolha dos alimentos requisitados pela pessoa, portanto a importância de um trabalho de educação alimentar e nutricional com indivíduos desta faixa etário no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, conhecimentos de novos alimentos, nutrientes e produtos, conhecimento de rotulagem de alimentos, entre outros. No segundo semestre de 2008, trabalhou-se em parceria com a Biologia, associando-se os conceitos de horta a alimentação saudável.

Dados gerais

Responsável: Sylvia Villela Guidugli

E-mail do Responsável: sylviavillela@uniararas.br

E-mail do Contato: larissa@uniararas.br

Início do Projeto: 01/03/2008

Fim do Projeto: 01/12/2008

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. SOCIAL ISIS - 3ª FASE UNIARARAS

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SEGURANÇA ALIMENTAR

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Larissa Fontana

Sylvia H M Vilella Guidugli

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
26°C
13°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar