000772/2007 - Diagnósticos Citopatológicos em mucosa cérvico-vaginal e oral para a comunidade de Araras - SP e região - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000772/2007 - Diagnósticos Citopatológicos em mucosa cérvico-vaginal e oral para a comunidade de Araras - SP e região
Objetivo

Continuar como um serviço de diagnóstico citopatológico em mucosas cérvico-vaginais e orais para a comunidade de Araras e região. Realizar Iniciação científica com os alunos da UNIARARAS. Utilizar as amostras de esfregaço citopatológico, como um instrumento de aprendizagem nas aulas práticas de citopatologia da graduação, estágios e grupos de estudo.

Análise

Além de ser um serviço para a saúde da comunidade de Araras e região, são desenvolvidos projetos de pesquisa com os alunos dos cursos de Biomedicina e Enfermagem da UNIARARAS e também as amostras de esfregaço citopatológico, servem como um instrumento de aprendizagem nas aulas práticas de citopatologia, estágios e grupos de estudo.

Ações

- Desde Março de 2007, início do serviço de diagnósticos citopatológicos, a Dezembro de 2008, foram atendidos 112 pacientes provenientes de atendimentos no ambulatório de Enfermagem - Faculdade de Enfermagem da UNIARARAS (onde foram colhidos 112 esfregaços de mucosa cérvico-vaginal (109) e esfregaços de mucosa oral provenientes da clínica de odontologia da Faculdade de odontologia da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS(03). Todos os pacientes receberam os laudos citopatológicos, com os diagnósticos realizados pela Profa. Dra. Jussara de Sousa Ribeiro Bettini (especialista em Citologia Oncótica e Mestre e Doutora em Patologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo). - Os trabalhos de pesquisa (2007 a 2008 - Iniciação Científica) realizados no serviço de Citopatologia da UNIARARAS foram: Estudo Citopatológico e molecular do HPV em mucosa oral na comunidade da UNIARARAS , Estudo citopatológico e molecular do HSV em mucosa oral na comunidade de Araras. - Projetos de Iniciação científica, em andamento (2008 a 2009) realizados no serviço de Citopatologia da UNIARARAS: Estudo epidemiológico de microorganismos que infectam a flora vaginal em amostras cérvico-vaginais , Estudo da prevalência dos vírus HSV 1 e 2 em mucosa oral na comunidade da UNIARARAS, Estudo do efeito citopático e estudo epidemiológico do HPV em amostras cérvico-vaginais provenientes de ambulatórios da cidade de Araras. - Grupo de estudo de Citopatologia 2007, 30 horas de duração com 06 alunos e Grupo de estudo de Citopatologia 2008 com duração de 30 horas, com a participação de 14 alunos.

Dados gerais

Responsável: Jussara de Sousa Ribeiro Bettini

E-mail do Responsável: jussarabettini@uniararas.br

E-mail do Contato: renatab@uniararas.br

Início do Projeto: 02/02/2007

Fim do Projeto:

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - AMBULATÓRIO DE ENFERMAGEM

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE HUMANA

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Jussara Sousa Ribeiro Bettini

Camila Andrea de Oliveira

Alunos Envolvidos

Adrielle Luzia Caparelli De Lima

Audrey De Moraes

Carolina Vicentim De Moraes

Danielly Kathe Zaqueo

Elisa Elena Duarte

Franco Dani Campos Pereira

Gislaine Frasom Valente

Greize Collin

Juliana Cristina Guizzo

Juliana Thalita Paulino Da Silva

Kátia Dalíria Lorenzete

Livia Carla Ramos

Luiza Serrate Camargo

Priscila Navas Pancielli

Priscilla De Moraes Salvador

Rodrigo Metzker Pereira Ribeiro

Talita Frasom Pelegrini

Tamiris Invencioni Moraes Stefani

Tatiane De Fátima Sgariboldi

Willys Tristão

Érika Pommer Rodrigues

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
27°C
15°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar