000823/2009 - Psicologia da Saúde: atenção as gestantes, puerperas, familiares e equipe de saúde - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000823/2009 - Psicologia da Saúde: atenção as gestantes, puerperas, familiares e equipe de saúde
Objetivo

Objetivo Geral Oferecer atendimento psicológico aos usuários da Enfermaria de Ginecologia e Obstetrícia e setores agregados – pacientes; cuidadores e familiares, e para a equipe de saúde, visando o processo de promoção, proteção e recuperação da saúde. Possibilitar a vivencia dos alunos de psicologia na atuação como psicólogo da saúde. Objetivos Específicos Para os usuários Identificação de desconfortos psicológicos em função do problema de saúde Identificar junto ao paciente/familiares e cuidadores os comportamentos adequados e inadequados que envolvem a recuperação da saúde e orienta-los Favorecer a Adesão ao tratamento do paciente Aumento do repertório do paciente/familiares e cuidadores para lidar com as dificuldades físicas/mentais temporárias dos pacientes Aumento do repertório do paciente/familiares e cuidadores para lidar com as dificuldades físicas permanentes e adaptação a nova condição de vida Para equipe de saúde Nornatizar ações frete aos usuários Para os alunos de psicologia Desenvolver habilidades e competências de atitude clínica nos estagiários como contato, avaliação e planejamento/implementação de intervenções intra e interpessoais para o desenvolvimento da prática profissional com caráter científico. Refletir o indivíduo como produto de atuações pessoais, sociais e biológicas. Promover o aprofundamento da experiência prática do estagiário, com uma ampliação de sua autonomia e iniciativa e melhor aproveitamento didático-pedagógico. Atuar nos níveis de prevenção, promoção e recuperação de saúde em geral envolvendo indivíduos e grupos, a instituição e comunidade. Realizar triagem psicológica, acompanhamento psicológico e orientações psicológicas junto ao paciente e familiares. Realizar discussão com a equipe de saúde dos casos encaminhados e orientação para a condução dos casos. Elaborar comunicações científicas, laudos e relatórios que sumarizem e discutam publicamente o processo e os resultados das intervenções realizadas.

Análise

Atualmente é realizado o estágio curricular de quinto ano nesta unidade, sendo que no próximo ano, este campo de estágio não será contemplado, em virtude de mudanças na grade curricular do curso. Desde 2006 é realizado este estágio, sendo que a relação institucional entre a Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro e esta instituição de ensino tem sido considerada relevante para ambas, uma vez que os ganhos tem sido crescente. A Psicologia da Saúde é um campo que vem se desenvolvendo e mostrando a sua eficácia na compreensão da relação saúde e doença. Sendo assim, é importante para o discente ter a oportunidade de vivenciar este campo, já que faz parte ações de avaliação, intervenção e pesquisa em psicologia. O discente terá oportunidade de realizar a implementação de ações no campo, por meio de observações e resultado das pesquisas, já que a implantação do serviço de psicologia já ocorreu pelo projeto de estágio curricular. No contato realizado com o responsável pela Enfermaria de Ginecologia e Obstetrícia, foi frisado a importância dos alunos de psicologia no setor para o bom andamento da relação entre os usuários e equipe de saúde.

Ações

O Projeto é desenvolvido junto a Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, na Enfermaria de Ginecologia e Obstetrícia, que agrega a unidade de Pré-parto, Projeto Canguru, Berçário Patológico, portanto a população alvo são as mulheres hospitalizadas nesta unidade, como seus familiares e equipe de saúde. Para a equipe de saúde desta unidade será realizada uma atividade especifica, visando a humanização do setor e a criação de protocolos para a normatização das ações em equipe.

Dados gerais

Responsável: Adriana Said Daher Baptista

E-mail do Responsável: adrianabaptista@uniararas.br

E-mail do Contato: adrianabaptista@uniararas.br

Início do Projeto: 17/08/2009

Fim do Projeto: 12/12/2014

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE HUMANA

Professores Envolvidos

Adriana Said Daher Baptista

Cristina da Cruz Franchini

Rosana Righetto Dias

Adriana Said Daher Baptista

Alunos Envolvidos

Aerica De Figueiredo Pereira Meneses

Alessandra Kostecki Oliveira

Aline Cristina Picelli

Ana Paula De Sousa

Andressa Gabriela Anselmo

Carolina Routh

Dayana Fuzaro Moroni

Durvalina Aparecida Guimarães Da Costa Jambassi

Eliete Maria Da Silva De Almeida

Fernanda Carolina Parangaba Sales

Gabriela Cecarechi

Gabriela Maria De Oliveira

Glaucieni Maria Picoli

Gláucia De Paula Pozzatto

Helena Azene Bortolotto

Jeferson Lima Novaes

Jonatha Tiago Bacciotti

Joslaine Kelly Santos Fagundes

Karina Cristina Brazolotto Melato

Kedma Andressa Pedrozo Cerri

Maria Aparecida Lourenço Da Silva

Mariana Muniz Barbosa

Mariana Silva Israel Leite

Marina De Souza Monteiro

Marina Ribeiro

Marília Silva Martins Mendes

Mayla Diniz Neves

Natalia Melleiro Sampaio

Natália Panini

Nayara Dos Santos

Patricia Luppi Del Bel

Patrícia Gomez Bianconi Kohl

Priscila Vanessa Rissi

Priscila Zuliani Librelon

Rafaela Cerri Baldin

Sheila De Cássia Brazil Gonçalves De Oliveira

Simone Silverio Hintze

Talita Cristiane Da Costa Spatti

Talita Maria Franquini

Talita Milan Anastacio

Thaynara Cristina Zaia

Verônica Januário De Souza

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
27°C
15°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar