000847/2008 - Organizações empresariais - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000847/2008 - Organizações empresariais
Objetivo

A proposta do estágio, em organizações empresariais, está comprometida com a formação de futuros psicólogos, com base nos seguintes princípios: • Formação de um profissional apto para o trabalho em equipe, com ênfase na integralidade no cuidado aos sujeitos da ação; • Formação técnico-científica e humana de excelência em uma área específica de atuação profissional da psicologia; • Formação científica, entendendo a pesquisa como propulsora do ensino e da aprendizagem.

Análise

No campo do trabalho, configura-se, atualmente, uma realidade marcada por grandes modificações históricas, que decorrem essencialmente de uma de uma nova configuração assumida pela economia mundial, em razão da forte reestruturação produtiva dos últimos anos. Nesse contexto, as funções tradicionais de Recursos Humanos “não são mais suficientes para enfrentar os desafios de uma realidade em transformação, onde proliferam ‘modismos’ que prometem respostas para todas as dúvidas e receitas para todos os ‘males’.” Portanto, privilegia-se o desenvolvimento de práticas emancipatórias e não apenas regulatórias na área do trabalho humano que levem em consideração sua complexidade, seus aspectos psicossociais e políticos e a necessidade de conhecimentos interdisciplinares. Concorda-se com Azevedo e Cruz (2006) quando afirmam que “a imagem da psicologia do trabalho brasileira ainda é, muitas vezes, associada ao modelo clínico curativista. Aos psicólogos, solicita-se a elaboração de um diagnóstico a partir de sintomas específicos e espera-se a prescrição de soluções rápidas e de certa forma padronizadas”, acarretando o desenvolvimento de práticas profissionais reducionistas e, muitas vezes, pouco eficientes.

Ações

A meta deste programa de estágio é desenvolver práticas profissionais baseadas no processo de análise da situação de trabalho, que enfatizem os principais fatores organizacionais que afetam a produtividade e a saúde dos trabalhadores. Tais práticas devem propiciar aos alunos a obtenção de informações, sistematização de resultados, análise e interpretação dos dados obtidos, propostas de intervenção. Assim como o planejamento e ações que promovam melhorias nas condições de trabalho e consequentemente na vida das pessoas diretamente atendidas pelo projeto de estágio.

Dados gerais

Responsável: Luiz Gonzaga Chiavegato Filho

E-mail do Responsável: gonzaga@uniararas.br

E-mail do Contato: gonzaga@uniararas.br

Início do Projeto: 01/01/2008

Fim do Projeto:

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: NÃO INFORMADO

Tipo da Ação: NÃO INFORMADO

Área Temática: NÃO INFORMADO

Linha de Extensão: NÃO INFORMADO

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Luiz Gonzaga Chiavegato Filho

Alunos Envolvidos

Adolfo Antonio Affonso

Aline Beatriz Olivio

Ana Flávia Marretto Fin

Andressa Camara Albers

Carla Godoy De Carli

Leila Renata Privati Festa

Leticia Theodoro De Carvalho

Maria Carolina Pataca

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
27°C
15°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar