A proposta do estágio, em organizações empresariais, está comprometida com a formação de futuros psicólogos, com base nos seguintes princípios: • Formação de um profissional apto para o trabalho em equipe, com ênfase na integralidade no cuidado aos sujeitos da ação; • Formação técnico-científica e humana de excelência em uma área específica de atuação profissional da psicologia; • Formação científica, entendendo a pesquisa como propulsora do ensino e da aprendizagem.
No campo do trabalho, configura-se, atualmente, uma realidade marcada por grandes modificações históricas, que decorrem essencialmente de uma de uma nova configuração assumida pela economia mundial, em razão da forte reestruturação produtiva dos últimos anos. Nesse contexto, as funções tradicionais de Recursos Humanos “não são mais suficientes para enfrentar os desafios de uma realidade em transformação, onde proliferam ‘modismos’ que prometem respostas para todas as dúvidas e receitas para todos os ‘males’.” Portanto, privilegia-se o desenvolvimento de práticas emancipatórias e não apenas regulatórias na área do trabalho humano que levem em consideração sua complexidade, seus aspectos psicossociais e políticos e a necessidade de conhecimentos interdisciplinares. Concorda-se com Azevedo e Cruz (2006) quando afirmam que “a imagem da psicologia do trabalho brasileira ainda é, muitas vezes, associada ao modelo clínico curativista. Aos psicólogos, solicita-se a elaboração de um diagnóstico a partir de sintomas específicos e espera-se a prescrição de soluções rápidas e de certa forma padronizadas”, acarretando o desenvolvimento de práticas profissionais reducionistas e, muitas vezes, pouco eficientes.
A meta deste programa de estágio é desenvolver práticas profissionais baseadas no processo de análise da situação de trabalho, que enfatizem os principais fatores organizacionais que afetam a produtividade e a saúde dos trabalhadores. Tais práticas devem propiciar aos alunos a obtenção de informações, sistematização de resultados, análise e interpretação dos dados obtidos, propostas de intervenção. Assim como o planejamento e ações que promovam melhorias nas condições de trabalho e consequentemente na vida das pessoas diretamente atendidas pelo projeto de estágio.
Responsável: Luiz Gonzaga Chiavegato Filho
E-mail do Responsável: gonzaga@uniararas.br
E-mail do Contato: gonzaga@uniararas.br
Início do Projeto: 01/01/2008
Fim do Projeto:
Periodicidade: ANUAL
Tipo do Projeto: NÃO INFORMADO
Tipo da Ação: NÃO INFORMADO
Área Temática: NÃO INFORMADO
Linha de Extensão: NÃO INFORMADO
Cristina da Cruz Franchini
Luiz Gonzaga Chiavegato Filho
Adolfo Antonio Affonso
Aline Beatriz Olivio
Ana Flávia Marretto Fin
Andressa Camara Albers
Carla Godoy De Carli
Leila Renata Privati Festa
Leticia Theodoro De Carvalho
Maria Carolina Pataca