000854/2009 - Estágio Básico II - Práticas de Trabalho - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000854/2009 - Estágio Básico II - Práticas de Trabalho
Objetivo

Levantar informações, sistematizar, identificar e analisar as condições de pessoas que estejam excluídas do mercado de trabalho, ou em busca ou em condições precárias de emprego. Promover, em atividades de grupo, informações e auxílio no que se refere às alternativas de emprego e renda. Analisar o papel e o produto da atuação do Psicólogo no contexto do trabalho, diante de situações diretas de intervenção.

Análise

O Estágio Básico está voltado às pessoas que estejam em busca ou em condições precárias de trabalho. Esta experiência pode servir como uma oportunidade, neste momento, para o aluno, pois nos estágios específicos, as relações de trabalho são muitas vezes identificadas em contextos mais delimitados.

Ações

1. Identificar fenômenos psicológicos que ocorrem e suas principais implicações nas relações entre o indivíduo e o contexto de trabalho 2. Possibilitar ao participante do projeto a obtenção de informações referentes ao mercado e as alternativas de trabalho possíveis diante de suas condições atuais, bem como sobre a conjuntura atual das relações de emprego e desemprego. 3. Informar, de uma maneira geral, sobre as diversas possibilidades de atuação profissional e de alternativas de emprego e renda. 4. Propiciar a diferenciação e identificação das possibilidades de cada uma das áreas de atuação profissional e de alternativa de emprego e renda relacionados a sua história de vida profissional, o seu conhecimento e as suas condições sócio-econômicas. 5. Instruir como obter informações sobre as variadas áreas de atuação profissional e de alternativas de emprego e renda. 6. Dar suporte na organização e planejamento na busca de informações referentes à área de atuação profissional e de alternativa de emprego e renda. 7. Auxiliar na elaboração de currículos e demais formas utilizadas na busca de emprego e renda, como internet, jornal e empresas especializadas. 8. Auxiliar na elaboração de projetos que possam servir de alternativa na conquista do mercado de trabalho e de rendas alternativas. 9. Identificar as possibilidades de atuação profissional e de alternativa de emprego e renda de acordo com as condições, pessoais, acadêmicas, regionais, culturais e econômicas. 10. Acompanhar individualmente cada um dos participantes no processo de busca de informações e de possibilidades no mercado de trabalho e de emprego e renda 11. Propiciar a ajuda mútua entre a população-alvo na busca de informações referentes a área de atuação profissional e de alternativas de emprego e renda. 12. Construir grupos entre os participantes do projeto a partir de áreas afim, no que se refere à atuação profissional e alternativas de emprego e renda

Dados gerais

Responsável: Pedro Bordini Faleiros

E-mail do Responsável: pfaleiros@uniararas.br

E-mail do Contato: pfaleiros@uniararas.br

Início do Projeto: 03/08/2009

Fim do Projeto:

Periodicidade: SEMESTRAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: TRABALHO

Linha de Extensão: GRUPOS SOCIAIS VULNERÁVEIS

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Pedro Bordini Faleiros

Alunos Envolvidos

Aerica De Figueiredo Pereira Meneses

Bárbara Gomes Cerri

Camila Piccard Gonçalves

Fernanda Femena Beteghelli

Giovana Cunha Mutti

Graziela Cristina Cunha Mutti

Luciana Paschoa Voltaine

Marina De Souza Monteiro

Sara Cristina Ribeiro

Simone Silverio Hintze

Tabata Cristine Simões Pedersen

Talita Renata Zani

Érika Carolina Sanches

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Segunda-feira
26°C
16°C
Chuva: 60% (6 mm)

Como Chegar