000866/2009 - Projeto de Extensão em Saúde Mental - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000866/2009 - Projeto de Extensão em Saúde Mental
Objetivo

Objetivo Geral Produzir redes de circulação sociocultural a portadores de transtornos mentais no espaço das cidades para além do circuito restrito à rede sanitária, para atender a um dos objetivos primordiais da Reforma Psiquiátrica brasileira no sentido da desinstitucionalização. Potencializar a convivência com a diferença nos dispositivos já disponíveis no território para o agenciamento de encontros com a vida, produzindo saúde em uma perspectiva ampliada e inclusão social de um segmento populacional – os portadores de transtornos mentais – apartados, em sua grande maioria, destes espaços públicos. Objetivos Específicos - Mapear recursos disponíveis no território para a produção de encontros com a diferença e para a participação dos usuários de serviços de saúde mental, como grupos/projetos culturais e esportivos, clubes, centros de convivência, etc.; - Propor atividades em parceria com tais dispositivos para promover a efetiva circulação destes usuários em tais espaços; - Realizar oficinas que se valham de recursos esportivos e culturais para a produção de convivência e de saúde mental em seu sentido ampliado, atividades estas de caráter interdisciplinar.

Análise

O Curso de Psicologia vem desenvolvendo várias ações no Munícipio de Araras visando a contribuir para a ampliação dos recursos da rede de saúde mental, em consonância com a ênfase adotada em sua formação - Políticas de Saúde. Ao participar destas atividades é notório que atividades que promovam a cidadania nas redes sociais do munícipio para além do circuito sanitário são escassas, apontando para a necessidade de seu fomento, como indicam as políticas públicas de Reforma Psiquiátrica Brasileiras.

Ações

Realização da Oficina semanal e aberta de Danças Brasileiras "Ou você dança ou dança" envolvendo a comunidade de Santa Gertrudes e usuários do CAPS da cidade. Realização da Oficina semanal e aberta "Redescobrindo Rio Claro Sem Fronteiras", atividade que promove a circulação dos usuários do CAPS III de Rio Claro nos espaços esportivos e culturais da cidade. Territorialização dos equipamentos socio culturais dos dois municípios, produzindo um guia desses recursos para Rio Claro e Santa Gertrudes.

Dados gerais

Responsável: Simone Aparecida Ramalho

E-mail do Responsável: simoneramalho@uniararas.br

E-mail do Contato: simoneramalho@uniararas.br

Início do Projeto: 20/08/2009

Fim do Projeto:

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: CAMPANHAS COMUNITÁRIAS

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE HUMANA

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Rosana Righetto Dias

Simone Aparecida Ramalho

Alessandro Tosim

Simone Aparecida Ramalho

Alunos Envolvidos

Bárbara Martins

Carina Fernanda Marciano

Caroline Oliveira De Andrade

Dayane Francis Pamponet

Emanoela Bonon Cressoni

Fernanda Maria Borim Gallucci

Gabriela De Souza Fehr

Ingrid Farrenkopf Wolff

João Victor Moura

Kaoane De Cássia Gachet De Oliveira

Marceli Sthefani Gouveia

Mariana Rita Vilas Boas De Lima

Maíra Mayumi Bergamin Sugimoto

Nathalia Petric Servilha

Nathália Drago Ribeiro

Rafael Eduardo De Sá

Rosa Elisa Madeira

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
27°C
12°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar