000967/2010 - Serviço de Psicologia no Conselho Tutelar: possíveis intervenções - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000967/2010 - Serviço de Psicologia no Conselho Tutelar: possíveis intervenções
Objetivo

- Garantir a oportunidade de o futuro psicólogo entrar em contato com a realidade social e de trabalho do Conselho Tutelar, oferecendo diversos níveis de intervenção. - Instrumentalizar o aluno para agir com uma atitude científica, uma postura ética, crítica e comprometida com o desenvolvimento da cidadania como um direito de todos. - Discutir a função e papel do psicólogo enquanto agente de mudanças e sua responsabilidade social. - Compreender o psicólogo como um profissional, também das áreas da saúde e da educação, com responsabilidades na criação e garantia das políticas públicas e com atuação voltada às necessidades da comunidade e ao desenvolvimento da cidadania. - Apropriar-se do conhecimento dos direitos das crianças e adolescentes brasileiros e suas implicações, seus princípios norteadores, sua aplicabilidade. - Reconhecer a influência dos aspectos econômicos e sociais dos problemas enfrentados na realidade brasileira e conseqüentemente os limites da ação do psicólogo diante de determinados problemas.

Análise

O Conselho Tutelar, embora um importante canal de atendimento aos direitos sociais, demonstra a necessidade urgente da articulação das diversas instâncias sociais envolvidas no direito à cidadania. Sem essa articulação, o Estatuto da Crianças e do Adolescente (ECA) corre o risco de se transformar em um instrumento ineficaz na luta pelos direitos da infância e da adolescência no Brasil. Considerando que o Conselho Tutelar assume um lugar de destaque no que se refere aos encaminhamentos de crianças e adolescentes que sofram algum tipo que violação de direitos, entende-se que o profissional que atua diretamente nesse órgão precisa ser ouvido – já que nem sempre o Conselheiro tem formação acadêmica e/ou profissional que atenda às necessidades de seu exercício profissional ou mesmo que tenha, nem sempre ela é suficiente. Ou seja, precisa de um suporte, que permita uma reflexão de suas responsabilidades e ações. Além disso, sabe-se que o trabalho de um Conselheiro não pode estar isolado das demais camadas da sociedade civil – apesar de quase sempre assim o parecer – e a universidade é uma esfera da sociedade que deve se comprometer com as questões de sua comunidade local e regional. Reconhecendo tanto as limitações como as capacidades de um profissional de Psicologia é que este projeto de estágio elaborar uma proposta de intervenção contextualizada e eficaz em parceria com o Conselho Tutelar de Araras.

Ações

- Realização de atendimentos psicológicos (avaliação psicológica e/ou plantão psicológico) das crianças, adolescentes e famílias encaminhados pelo Conselho Tutelar de Araras, com o objetivo principal de avaliar a saúde psicológica dos mesmos, e identificar os direitos que estão sob ameaça ou violação, a fim de sugerir ações necessárias para garantir os direitos da criança, do adolescente e da família e do seu desenvolvimento saudável. - Discussões de caso com o Conselho Tutelar, para avaliar os serviços e políticas disponíveis no município adequados para preservar os princípios do ECA. - Oferecimento, aos Conselheiros, de um espaço para discussão e solução dos problemas que enfrentam e de refletir sobre sua ação e suas relações com o contexto social, econômico e político do país. - Visitas domiciliares e institucionais, para compreender a criança/adolescente sob diferentes perspectivas.

Dados gerais

Responsável: Camila Santos Dias

E-mail do Responsável: camiladias@uniararas.br

E-mail do Contato: camiladias@uniararas.br

Início do Projeto: 08/02/2010

Fim do Projeto: 17/12/2010

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: EDUCAÇÃO

Linha de Extensão: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Professores Envolvidos

Cristina C Marques De Pinho

Cristina da Cruz Franchini

Camila Santos Dias

Alunos Envolvidos

Adriana Andretta

Ana Paula De Sousa

Bruna Montagner Augusto Do Nascimento

Daniele Dias De Oliveira

Danilo José Goulart Dos Santos

Jefferson Soares Libanori

Josiane Rosângela Genaro Povedano

Marina De Souza Monteiro

Murilo Antonio Martinelli

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
27°C
15°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar