000972/2010 - Orientação Profissional - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000972/2010 - Orientação Profissional
Objetivo

Facilitar o processo decisório relacionado à carreira em diferentes momentos da vida, segundo as necessidades de cada clientela e fase do ciclo vital, através de ações que promovam o autoconhecimento, o conhecimento da realidade, a identificação de influências e barreiras e suas estratégias de enfrentamento, a identificação de potencialidades e oportunidades e meios de maximizá-las, a definição de critérios para tomadas de decisão e a construção de projetos de vida profissional e pessoal, com as respectivas estratégias para se perseguir objetivos.

Análise

Os brasileiros não são educados para a carreira, na medida em que escolas e outros espaços educacionais pouco a colocam em pauta, ao contrário de países desenvolvidos nos quais se oferecem disciplinas obrigatórias nas grades curriculares em diferentes níveis para tratar o assunto, com o objetivo de estimular conhecimentos e habilidades necessários à preparação para a carreira e para as decisões profissionais ao longo da vida. Nesses casos, parte-se do pressuposto de que pessoas devidamente enquadradas profissionalmente tendem a ser mais realizadas e a trabalhar melhor, apresentando resultados de mais qualidade e atendendo mais adequadamente as demandas que são alvo de sua atuação. Além disso, busca-se promover a cidadania e minimizar os conflitos inerentes às escolhas de carreira, favorecendo o bem-estar das pessoas. Diante disso, a Orientação Profissional no Brasil tem se dedicado a suprir essas lacunas, ampliando seu leque de ações na direção de jovens e adultos em busca de emprego e/ou em fases de transição de carreira, como finalização de cursos e aposentadoria, por exemplo, e na direção de crianças e adolescentes, em contraposição ao trabalho infantil e à favor da educação para a carreira; além de sua prática tradicional direcionada a facilitar a escolha profissional de vestibulandos. Esse projeto, particularmente, buscou conciliar as ações dos 3 projetos anteriores mantidos pela autora desde 2005 e extintos com a mudança da grade curricular do curso de Psicologia em 2009. Dedicou-se à: 1) educação para o trabalho e a carreira junto a crianças e adolescentes; 2) à orientação a pessoas em situação de desemprego e/ou em busca de trabalho (o que inclui universitários em fase de conclusão do curso); e, 3) à orientação vocacional para facilitação da escolha profissional de jovens e adultos.

Ações

DESCRIÇÃO GERAL - Orientação vocacional e profissional junto a adolescentes e adultos, na modalidade clínica e educacional, na forma de atendimentos individuais e grupais, oferecidos no serviço-escola de Psicologia da Uniararas e nas escolas e instituições parceiras, com objetivos de facilitação da escolha profissional, educação para o trabalho e/ou de direcionamento e adequação da busca de oportunidades de qualificação e recolocação profissional, tendo variado em formato e objetivos segundo as demandas em cada caso. - Palestras sobre escolha profissional e mercado de trabalho nas escolas e instituições parceiras - Ações de apoio na Feira de Profissões da Uniararas - Ações deRecrutamento e Seleção junto a professor e alunos das engenharias da Uniararas, para composição da equipe geradora da Empresa Jr. DETALHAMENTO POR PARCERIA: descrição inviabilizada pelo limite de caracteres desse campo de inserção. Ver documento disponível no curso de Psicologia denominado "Quadro de notas, horas e atividades do estágio".

Dados gerais

Responsável: Profa. Ms. Fernanda Aguillera

E-mail do Responsável: aguillera@hotmail.com

E-mail do Contato: fernandaaguillera@yahoo.com.br

Início do Projeto: 02/02/2010

Fim do Projeto: 17/12/2010

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: TRABALHO

Linha de Extensão: TEMAS ESPECÍFICOS

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Fernanda Aguillera

Alunos Envolvidos

Bárbara Gomes Cerri

Cássia Fernanda Pereira Pejon

Fernanda Femena Beteghelli

Gabriela Maria De Oliveira

Graziela Cristina Cunha Mutti

Marcelo Alves

Mona Lisa Mistrelo

Natália América Machado

Reinaldo Roberto

Toni Michel Guimarães

Éllen Camila Conceição

Érica Rodrigues Dos Santos

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Domingo
27°C
17°C
Chuva: 67% (10 mm)

Como Chegar