000978/2010 - PROJETO DE ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO: PRÁTICAS EDUCACIONAIS - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000978/2010 - PROJETO DE ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO: PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Objetivo

Relacionar os pressupostos da Psicologia e da Educação para realizar uma análise crítica do sistema educacional. Elaborar/implementar projetos que atendam a demanda da instituição e que tenham como proposta a realização de oficinas; Identificar as especificidades de um trabalho em grupo, no contexto educacional, considerando a multiplicidade das ações; Conhecer os níveis de atuação do psicólogo em instituições de ensino. Analisar os comportamentos da população alvo nas oficinas e relacioná-los teoricamente, considerando uma visão sistêmica dos fenômenos envolvidos. Manejar processos grupais, além de diferenciá-lo de acordo com a população a ser trabalhada. Elaborar relatórios semanais, caracterizando as especificidades do campo, considerando o rigor científico de uma pesquisa de campo. Apresentar oralmente os trabalhos em campos e discutir/trocar experiências com os colegas.

Análise

A passagem da 4ª para a 5ª série pode ser caracterizada por um momento de ruptura: mudança de escola, de turma, de professores, de práticas educativas. Geralmente, ao adentrarem a 5ª série, estes alunos deixam de ser vistos como crianças, e perdem, principalmente, a questão do apego ao professor. Agora são vários, um para cada matéria, sem contar as freqüentes trocas que podem ocorrer ao longo do ano letivo. Com isso, é quase impossível que o aluno seja tratado com a mesma proximidade de antes. Essas inúmeras mudanças na escolarização do aluno podem levá-lo a enfrentar diversos problemas no seu processo de escolarização, nas relações interpessoais mantidas no espaço escolar, no seu rendimento acadêmico.

Ações

Programa Escola da Família: oficinas lúdicas, criativas e educativas, com crianças de diferentes faixas etárias. “Oficina de Brincadeiras” – os estagiários deverão desenvolver atividades cooperativas, que promovam o desenvolvimento das crianças em todos os seus aspectos. Salas de aula: oficinas educativas com as 2ª e 3ª séries, promovendo a discussão e reflexão de diferentes temas: preconceito, amizade, respeito, dentre outros. “Roda de Conversas” – o conteúdo desta atividade deverá ser definido junto com as professoras das séries indicadas pela instituição. A atividade deverá ser desenvolvida pelos estagiários em conjunto com a professora da turma. Atividades educativas com as 5ª séries A, B e C, promovendo a discussão e reflexão de diferentes temas: preconceito, amizade, respeito, adaptação à escolaridade (transição da 4ª para a 5ª série), dentre outros.

Dados gerais

Responsável: Camila Santos Dias

E-mail do Responsável: camiladias@uniararas.br

E-mail do Contato: camiladias@uniararas.br

Início do Projeto: 08/02/2010

Fim do Projeto: 17/12/2010

Periodicidade: SEMESTRAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: EDUCAÇÃO

Linha de Extensão: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Professores Envolvidos

Camila Santos Dias

Cristina C Marques De Pinho

Cristina da Cruz Franchini

Alunos Envolvidos

Andressa Cristina Poncio

Barbara Pal Bordignon

Duilio Roberto Deserti

Giséle Cristina Silva Gabriel

Juliana Rodrigues De Camargo

Lais Africo Martins

Leticia De Jongh Godoy

Lorena Deloroso De Mendonça

Lígia Inforsato

Mariana Vieira Catista

Márcia Francisco Vieira

Sandra Aparecida Da Silva

Silmara Montejano

Tammy Giordani Comelli

Viviane Taira

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
26°C
13°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar