000990/2010 - “Vozes da Cidade: Paz sem Voz não é Paz é Medo” - VIII Semana de Luta Antimanicomial / II Evento de Combate a Homofobia / I Evento de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 000990/2010 - “Vozes da Cidade: Paz sem Voz não é Paz é Medo” - VIII Semana de Luta Antimanicomial / II Evento de Combate a Homofobia / I Evento de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente
Objetivo

Entendemos que conscientizar profissionais para o desafio de não permanecer neutro ou indiferente aos eventos do cotidiano é um compromisso de uma Instituição de Ensino Superior preocupada com a qualidade de ensino e de formação e engajada em atender às necessidades de sua população, tanto acadêmica como da comunidade. Muitas vezes, é necessário extrapolar o espaço da sala de aula para atingir estes objetivos, abarcando profissionais, discentes e a comunidade em geral. Desta forma, o evento proposto oferece a possibilidade de problematizar questões e provocar mudanças no contexto regional.

Análise

O Curso de Psicologia da UNIARARAS tem realizado desde sua implementação em 1999 eventos que visam à reflexão da Psicologia como ciência e profissão, além da utilização de seus conhecimentos em prol da sociedade. Esses eventos são destinados ao corpo discente, à comunidade acadêmica e à população em geral, constituindo-se em uma tradição do curso de Psicologia da UNIARARAS, alcançando uma projeção considerável na nossa cidade e região. Quando descrevemos uma sociedade, imaginamos uma forma de organização na qual um conjunto de pessoas e suas várias formas de manifestação e organização interagem harmonicamente entre si. As diferenças e os conflitos, quando ocorrem, são vistos como algo passageiro ou que se encontra em processo de superação ou resolução. Essa é uma idéia muito comum no imaginário coletivo. No entanto, o que acontece quando determinadas manifestações da vida na cidade entram em oposição com a idéia de coletividade harmônica? Freqüentemente, as ocorrências que ameaçam a ordem idealizada são colocadas à margem do olhar da cidade – na periferia, na marginalidade, na escuridão, trancadas em hospitais ou asilos. Sem encontrar espaço para falar daquilo que parece fora do lugar, colocamos o que abala o ideário coletivo à parte do regime discursivo. Ingenuamente, encobrimos a parte que sofre, imaginando com isso que a parcela preservada não faz parte ou não será atingida pelos efeitos da organização coletiva. No entanto, uma sociedade silenciada não é um lugar harmônico, pelo contrário, talvez seja uma cidade que padece calada. Discutir a cidade significa construir um lugar em que todas as suas vozes possam se manifestar; forma orgânica, uma teia social, na qual, o que acontece num ponto reverbera e produz seus efeitos no todo.

Ações

CONFERÊNCIA DE ABERTURA. Profº Dr. José Antonio Mendes- Reitor da Uniararas Coordenação do Curso de Psicologia - Profª Dra. Rosana Righetto Dias Profº Dr. Maurício Lourenção Garcia - UNIFESP (Conferência de Abertura) Mesa Redonda: “Gritos silenciados nas cidades, desencontros de existências: vozes caladas, mal interpretadas?"

Dados gerais

Responsável: Dra. Rosana Righetto Dias

E-mail do Responsável: rosanadias@uniararas.br

E-mail do Contato: rosanadias@uniararas.br

Início do Projeto: 24/05/2010

Fim do Projeto: 25/05/2010

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: EVENTOS

Tipo da Ação: EVENTOS

Área Temática: DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA

Linha de Extensão: GRUPOS SOCIAIS VULNERÁVEIS

Professores Envolvidos

Ana Cristina Delgado Lopergolo

Camila Santos Dias

Cristina da Cruz Franchini

Rosana Righetto Dias

Simone Aparecida Ramalho

Alunos Envolvidos

Adriana Andretta

Camila Marchiori

Cássia Fernanda Pereira Pejon

Elias Tin De Souza

Gildean Freitas Da Silva

Gislaine Cristina Geremias

Loraine Vivian Gaino

Luciana Paschoa Voltaine

Marina De Souza Monteiro

Matheus Tavares Petrocchi

Mona Lisa Mistrelo

Silmara Montejano

Thiago De Souza Santos

Toni Michel Guimarães

Éllen Camila Conceição

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quarta-feira
25°C
13°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar