001156/2011 - Atuação da UNIARARAS na Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 001156/2011 - Atuação da UNIARARAS na Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu
Objetivo

A proposta dos atores que participam da Câmara Técnica de Educação Ambiental do CBH-Mogi tem como metas atender os seguintes preceitos: 1. Integrar a educação ambiental na Gestão dos Recursos Hídricos, de forma que esta se torne um componente essencial e permanente dos Planos de Bacia dos Comitês no âmbito municipal, estadual e federal para elevar a eficácia, eficiência e efetividade dos programas e projetos de gestão integrada dos recursos hídricos; 2. Promover a integração entre as Câmaras Técnicas dos Comitês paulistas quanto à comunicação, troca de informações e ações; 3. Definir critérios para a inclusão e priorização das ações de Educação Ambiental nos Planos de Bacia e para a utilização dos recursos financeiros disponíveis do FEHIDRO; 4. Estimular e articular parcerias para promover a integração entre os diversos setores da sociedade no âmbito da Educação Ambiental; 5. Promover o aprimoramento dos conhecimentos e das práticas de Educação Ambiental; 6. Produzir e difundir materiais educativos que contribuam para a implementação e o desenvolvimento dos diferentes dimensões de Educação Ambiental; 7. Firmar parcerias com as secretarias de educação (municipal e estadual) para tornar efetivo as ações de Educação Ambiental na bacia hidrográfica em que estão inseridos; 8. Promover eventos alusivos às datas ecológicas comemorativas e divulgação de ideias voltadas para sustentabilidade ambiental.

Análise

O Centro Universitário Hermínio Ometto- UNIARARAS oferece cursos nas áreas Exatas, Humanas, Ciências Biológicas e Tecnologias. Assim sendo, este ambiente é o mais favorável em formar e informar a todos em assumir um comprometimento e responsabilidade para um futuro viável pela reflexão e/ou no campo da pesquisa, apresentando os problemas ligados aos recursos hídricos e também conceber soluções racionais. A participação do representante da UNIARARAS na CTEA possibilita ser o intermediário entre a instituição e a comunidade acadêmica e funcionários administrativos. Ações são realizadas concomitantemente em toda a bacia hidrográfica, assim como na instituição, cuja ênfase é tornar a EA acessível a maior número de pessoas da sociedade. Com essas e outras ações desenvolvidas procura-se atender os objetivos de uma CTEA instituída e atuante.

Ações

A Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA) do CBH-Mogi tem como papel principal divulgar as ações do Comitê, por meio de mídia escrita denominada de “Informativo CBH-MOGI”, distribuído gratuitamente aos municípios, entidades estaduais e da sociedade civil que integram o comitê, além de cerca de 350 escolas municipais e estaduais. Também desenvolve ações para conscientizar e estimular mudanças de comportamento, e atitudes pró-ativas em favor da água. A CTEA organiza e realiza anualmente três grandes eventos: Semana da Água, Semana do Meio Ambiente e Dia da Árvore, cuja abrangência se estende por pelos menos 44 municípios integrantes do CBH-Mogi.

Dados gerais

Responsável: Júlio Valentim Betioli

E-mail do Responsável: juliobetioli@uniararas.br

E-mail do Contato: cristinafranchini@uniararas.br

Início do Projeto: 01/01/2011

Fim do Projeto: 31/12/2011

Periodicidade: OUTROS

Tipo do Projeto: EVENTOS

Tipo da Ação: EVENTOS

Área Temática: EDUCAÇÃO

Linha de Extensão: QUESTÕES AMBIENTAIS

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Julio Valentim Betioli

Adriana Cavalieri Sais

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
27°C
12°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar