001158/2011 - Vozes da Cidade 2011: Convivio com a Diferença na Invenção da Cidadania - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 001158/2011 - Vozes da Cidade 2011: Convivio com a Diferença na Invenção da Cidadania
Objetivo

As linhas de significação que usualmente atribuímos à palavra Cidade, referem-se a uma espécie de cenário natural, arquitetônico e definido onde é estabelecido um diagrama visível de obras que vão desde às estruturas sociais que regulamentam o poder, as normas, etc., às diversas possibilidades do residir e habitar as ruas das cidades. Essa é uma idéia muito comum no imaginário coletivo. No entanto, a Cidade é também o espaço em que habitam as mais diferentes vozes e possibilidades de existência, sinalizando, com isso, a emergência concreta de outros atores e sujeitos, ainda que não se ofereça os mesmos espaços, direitos, oportunidades e, sobretudo, o direito à voz, àqueles que nos apontam para outras possibilidades de vida e desejam novos arranjos existenciais. Nesse sentido, é na Cidade que experimentamos uma amálgama de forças, discursos, invenções e formas de resistências, cuja direção também seja habitá-la na radicalidade de suas tensões e na plenitude de suas diversidades, numa forma mais justa e cidadã de convívio. Com isso, entendemos que a Cidade, além de suas nuances político-administrativas, arquitetônica e de moradia, faz-se como campo oportuno para a produção de diálogos, enfrentamentos e desafios à outras manifestações de vida Temos operacionalizado canais de diálogos na sociedade frente às temáticas propostas por esse Evento? Temos produzidos dispositivos sociais e/ou discursos que "descortinam" as diferentes formas de existência, apontando para suas necessidades, vozes e desejos? Essa é nossa pergunta!

Análise

O Curso de Psicologia da UNIARARAS tem realizado desde sua implementação em 1999 eventos que visam à reflexão da Psicologia como ciência e profissão, além da utilização de seus conhecimentos em prol da sociedade. Esses eventos são destinados ao corpo discente, à comunidade acadêmica e à população em geral, constituindo-se em uma tradição do curso de Psicologia da UNIARARAS, alcançando uma projeção considerável na nossa cidade e região.

Ações

23/05/2011 SEGUNDA-FEIRA Horário: 19:00 - 20:00 Descrição: Abertura - Abertura do Evendo Localização: Centro de Convivência do Idoso "Hilda Masson Marreto", Av. José Ometto, s/n - Jardim Universitário Ministrante: Profª Dra. Rosana Righetto Dias - Coordenadora do Curso de Psicologia Dr. José Antonio Mendes - Reitor ------------------------------------------------------- Horário: 20:00 - 22:30 Descrição: Conferência - Conferência de Abertura - "Luta Antimanicomial, Combate à Homofobia e Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: que vozes são essas?" Localização: Centro de Convivência do Idoso "Hilda Masson Marreto", Av. José Ometto, s/n - Jardim Universitário Ministrante: Dr. Ricardo Rodrigues Teixeira ------------------------------------------------------- 24/05/2011 TERÇA-FEIRA Horário: 19:00 - 22:30 Descrição: Conferência - Psicologia e seus enfrentamentos na produção de novas vozes: inventando possibilidades de vida na cidade Localização: Centro de Convivência do Idoso "Hilda Masson Marreto", Av. José Ometto, s/n - Jardim Universitário Ministrante: Viviana Brandt; Ana Bárbara Storolli e Renata Oliveira Silva Magalhães.

Dados gerais

Responsável: Rosana Righetto Dias

E-mail do Responsável: rosanadias@uniararas.br

E-mail do Contato: camiladias@uniararas.br

Início do Projeto: 23/05/2011

Fim do Projeto: 24/05/2011

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: EVENTOS

Tipo da Ação: EVENTOS

Área Temática: DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA

Linha de Extensão: GRUPOS SOCIAIS VULNERÁVEIS

Professores Envolvidos

Ana Cristina Delgado Lopergolo

Camila Santos Dias

Cristina da Cruz Franchini

Joao Paulo Pitoli

Rosana Righetto Dias

Simone Aparecida Ramalho

Alunos Envolvidos

Adriele Fernanda Baldessim

Camila Marchiori

Caroline Marta Lobregatte Manocchio

Dayana Fuzaro Moroni

Fernanda Carolina Parangaba Sales

Filipe Bertanha

Gilmar Galdino Da Silva

Helton Marculino De Souza

José Antônio De Melo

Leticia Maiochi

Marjorie Da Silva Chenedezi

Matheus Tavares Petrocchi

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
27°C
15°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar