001348/2013 - XI Semana de Luta Antimanicomial do Curso de Psicologia: Territórios do Álcool ao Crack, práticas de cuidado, políticas públicas e luta antimanicomial. O que se espera do 18 de Maio? - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 001348/2013 - XI Semana de Luta Antimanicomial do Curso de Psicologia: Territórios do Álcool ao Crack, práticas de cuidado, políticas públicas e luta antimanicomial. O que se espera do 18 de Maio?
Objetivo

Realizar um evento que promova amplo debate crítico sobre o tema das drogas na atualidade, oportunidade para que a universidade possa exercer com excelência seu papel de produção de conhecimento e inflexão nas temáticas atuais, para além da comunidade acadêmica.

Análise

Há uma década estamos compondo histórias. Propusemos o diálogo com profissionais, usuários de serviços de saúde mental, gestores, docentes de universidades, alunos, militantes, sociedade civil, serviços de saúde e Conselho Regional de Psicologia (CRP). Materializamos, em 10 anos de Evento de Luta Manicomial, canais de diálogos políticos para as questões que se referem às práticas de cuidado no campo da saúde mental do município de Araras – SP, bem como outras cidades da região. Neste sentido, buscamos e descobrimos parceiros, construímos laços, produzimos novos atores para o campo da saúde mental e nos deparamos também com uma série de desafios, enfretamentos “naturais” que estão nas bases da insígnia “Por uma sociedade sem manicômios”; paradigma norteador das atuais políticas públicas de saúde mental no Brasil. Ora, dialogar com todos esses atores, gestores e cenários é um compromisso colocado à Psicologia, às Cidades e às Instituições de Ensino Superior. É reatualizar na história os direitos sociais tão caros e conquistados pelo povo brasileiro nas décadas e, concomitantemente, reescrevermos as dimensões políticas e históricas da Reforma Psiquiátrica brasileira.

Ações

O Curso de Psicologia da FHO|UNIARARAS tem realizado desde sua implementação em 1999 eventos que visam à reflexão da Psicologia como ciência e profissão, além da utilização de seus conhecimentos em prol da sociedade. Esses eventos são destinados ao corpo discente, à comunidade acadêmica e à população em geral, alcançando uma projeção considerável na nossa cidade e região. Neste ano realizamos o evento "Territórios do álcool ao crack: politicas públicas, práticas de cuidado e luta antimanicomial: o que se espera do 18 de Maio?", discutindo tema de grande relevância atual.

Dados gerais

Responsável: Rosana Riguetto Dias

E-mail do Responsável: rosanadias@uniararas.br

E-mail do Contato: simoneramalho@uniararas.br

Início do Projeto: 27/05/2013

Fim do Projeto: 28/05/2013

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: EVENTOS

Tipo da Ação: EVENTOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Professores Envolvidos

Ana Cristina Delgado Lopergolo

Camila Santos Dias

Cristina da Cruz Franchini

Joao Paulo Pitoli

Rosana Righetto Dias

Simone Aparecida Ramalho

Alunos Envolvidos

Bárbara Martins

Dayane Francis Pamponet

Francielly De Lima Oliveira

Glauce Carvalho

Jéssica Costa De Farias

Marceli Sthefani Gouveia

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
27°C
13°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar