001377/2013 - A experiência dos alunos com a filosofia na escola: um caminho para a emancipação - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 001377/2013 - A experiência dos alunos com a filosofia na escola: um caminho para a emancipação
Objetivo

Realizar quatro oficinas com fundamentação teórica baseada na filosofia para incentivar a prática da cidadania e também a capacidade de reflexão crítica com intenção de adotar um papel de agente na construção do conhecimento. Meta acadêmica: Desenvolvimento de um estudo sobre as possibilidades e os limites do papel da educação na formação de indivíduos autônomos. Meta social: A conscientização dos alunos sobre a importância de serem emancipados.

Análise

O processo de formação educacional tem enfrentado barreiras diante da sobreposição da aquisição de informações à construção do conhecimento, pois na contramão da formação de sujeitos críticos o que ocorre, atualmente, é uma formação técnica voltada para suprir as necessidades do mercado. Dessa forma, o indivíduo vê-se inapto a tomar decisões com autonomia e acaba orientando-se pelo movimento das massas, cuja condução é exercida pelas instituições sociais. Segundo Adorno (1995), essas “pessoas que se enquadram cegamente no coletivo fazem de si mesmas meros objetos materiais, anulando-se como sujeitos dotados de motivação própria [...]” e esse comportamento em massa pode levar à prática de atitudes irracionais, além de diminuir a sensibilidade dessas pessoas diante das condições indignas de vida humana. No Brasil, embora o governo invista em planos e programas educacionais - que incentivam a criação de um maior número de instituições públicas de ensino e oferecem a possibilidade de formação contínua dos professores, dentre outras ações - com foco, sobretudo, na educação básica, ainda existem inúmeras dificuldades que o sistema educacional enfrenta. De um lado predomina um sistema de ensino arcaico, pautado na transmissão sistemática de informações, por outro a desmotivação dos alunos em aprender conceitos que podem facilmente ser pesquisados na internet. Em uma análise subjetiva, as escolas perderam sua função para os estudantes que não a compreendem como instituição formadora. Diante de tal cenário, percebemos a necessidade de estimular a criticidade dos estudantes no ambiente escolar, na tentativa de incentivá-los a tornarem-se cidadãos emancipados, além disso, pretendemos apresentar ao público alvo diversos tipos de textos pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade em um diálogo constante com o mundo vivido e percebido por eles, de maneira que essa formação possa oferecer resistência à dominação vigente.

Ações

O projeto consiste na realização de quatro oficinas de cinquenta minutos cada uma, com alunos do nono ano da Escola Estadual IGNÁCIO ZURITA JÚNIOR, na cidade de Araras, que abordarão os seguintes temas: Liberdade, Ideologia e Mídia de Massa. Como instrumento de avaliação serão aplicadas entrevistas estruturadas no início e no final do programa e entrevistas não-diretivas no seu decorrer. As oficinas serão aplicadas por um grupo de nove alunos do curso de psicologia da Uniararas.

Dados gerais

Responsável: Prof. Dr. Nivaldo Alexandre de Freitas

E-mail do Responsável: nivaldo@uniararas.br

E-mail do Contato: nivaldo@uniararas,br

Início do Projeto: 27/08/2013

Fim do Projeto: 05/11/2013

Periodicidade: OUTROS

Tipo do Projeto: CAMPANHAS COMUNITÁRIAS

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: EDUCAÇÃO

Linha de Extensão: JOVENS E ADULTOS

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Nivaldo Alexandre de Freitas

Rosana Righetto Dias

Alunos Envolvidos

Alana Larissa Porato

Bruno Xavier De Camargo

Carina Fernanda Marciano

Glauce Carvalho

Joyce Donadel

Jéssica Costa De Farias

Letícia Maiara Cozar Donadelli

Manuelly Da Silva Maia

Rafaella Andreeta

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
26°C
14°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar