001699/2010 - Políticas de Saúde - Clínica Humanista - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 001699/2010 - Políticas de Saúde - Clínica Humanista
Objetivo

 Proporcionar aos estagiários conhecimentos teóricos a respeito do enfoque fenomenológico na psicologia e em relação à prática profissional do psicólogo.  Proporcionar aos estagiários a prática psicológica nas seguintes modalidades de atenção: psicoterapia individual, casal, familiar, grupal, e possibilidade de plantão psicológico.  Proporcionar aos estagiários a realização de uma atenção psicológica voltada a pessoas de diversas faixas etárias e contextos sócio-culturais.  Desenvolver habilidades e capacidade de promover acolhimento e escuta ativa às vivências das pessoas atendidas.  Saber realizar, quando necessário, contatos com pessoas que fazem parte da rede social da pessoa atendida (principalmente no atendimento infantil).  Proporcionar ao estagiário o entendimento e o discernimento da demanda e da procura do cliente em contraponto a queixa de encaminhamento.  Possibilitar o crescimento pessoal da clientela atendida e dos estagiários em ação.  Elaborar relatórios e comunicações científicas que discutam publicamente o desenvolvimento dos processos realizados.

Análise

Os estágios de caráter obrigatório nos cursos de formação de psicólogos podem ser realizados internamente, dentro das dependências da agência formadora, ou externamente, em diferentes contextos: hospitais, clínicas, escolas, empresas, unidades de saúde, mediante a celebração de um termo de compromisso entre educando, parte concedente do estágio e instituição de ensino. No tocante à proposta aqui em curso, apoiamo-nos nas recomendações do Conselho Federal de Psicologia que indica a inserção dos alunos durante a sua formação em equipes multiprofissionais e interdisciplinares que possibilita diversas experiências em orientação e supervisão, com ênfase no planejamento de programas preventivos de atenção primária à saúde. Para tanto, as ações são realizadas de acordo com as demandas e necessidades dos usuários dos serviços das Unidades Básica de Saúde (UBS), apoiado nas Políticas Públicas de Saúde, bem como nas particularidades de cada região, em diálogo com a gestão dos Serviços e a instituição de Ensino Superior. É importante que o estudante consiga identificar e entender a sua função de acordo com o que propõe o Sistema Único de Saúde (SUS), em particular com a Política da Atenção Básica à Saúde, organizada de acordo com programas, objetivos e necessidades do território, para dessa forma elaborar e sustentar formas de intervir.

Ações

Atendimento psicoterápico: atendimento psicoterápico à crianças, adolescentes, adultos e idosos, sob a orientação da fenomenologia existencial. Orientação familiar: acolhimento e orientação familiar, que aconteceu individualmente e em grupo, oferecidos aos familiares das pessoas em atendimento quando sentíamos que as questões individuais incluíam membros da família. O foco desse atendimento foi o acolhimento, a escuta e o pensar sobre o sentido das questões familiares a partir da experiência cotidiana. Aconselhamento Psicológico: trabalho de aconselhamento com a fila de espera a fim de esclarecimento da condição existencial da pessoa que buscou o Serviço de Psicologia, e decisão por ações pertinentes. Pesquisa em prontuários: desde o rompimento da referência e parceria com o Ambulatório de Saúde Mental Bianchini da cidade de Araras, em 2012, o Serviço de psicologia da Uniararas tem recebido espontaneamente pessoas em busca de atendimento. Esta pesquisa, então, objetivou o esclarecimento da clientela atendida no Serviço a fim de colocar em discussão o modo como este serviço tem sido visto e procurado na cidade. Prática em psicologia em Instituições na Estratégia Saúde da Família: Atividade diagnóstica, de conhecimento e investigação de demandas a partir do acompanhamento do cotidiano institucional. Produção de relatório diagnóstico com vistas à apropriação das demandas institucionais e da população. Intervenções focais pensadas e executadas a partir das necessidades e com o envolvimento da equipe de cada Unidade da Saúde da Família. Todas essas atividades foram refletidas e discutidas em supervisão, com vistas à formação do aluno e à produção de material escrito (relatórios de devolutiva e relatório final de estágio).

Dados gerais

Responsável: PEDRO VITOR BARNABÉ MILANESI

E-mail do Responsável: pedro_milanesi@uniararas.br

E-mail do Contato: pedro_milanesi@yahoo.com.br

Início do Projeto: 08/02/2010

Fim do Projeto:

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE DA FAMÍLIA

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Pedro Vitor Barnabe Milanesi

Rosana Righetto Dias

Alunos Envolvidos

Bruno Henrique Rocha

Ingrid Farrenkopf Wolff

Jéssica Costa De Farias

Larissa Fernanda Mellão

Luiz Gabriel De Macedo Soares Oliveira Pires

Natasha Fernandes Duarte De Oliveira

Pedro De Jesus Junior

Rafaela Genuino Dias

Rosa Elisa Madeira

Talita Cristiane Da Costa Spatti

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Terça-feira
25°C
15°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar