001700/2013 - Atividades Vivenciais Lúdicas na Aprendizagem de Zoologia e Meio Ambiente - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 001700/2013 - Atividades Vivenciais Lúdicas na Aprendizagem de Zoologia e Meio Ambiente
Objetivo

Proporcionar um ambiente de aprendizagem de ciências e biologia que estimule os alunos de forma vivencial e lúdica, tornando-os sujeitos ativos nesse processo.

Análise

As atividades práticas podem ser encaradas como simples brincadeiras pelos estudantes; mas, no ensino, possuem uma proporção muito maior: levam a uma percepção cognitiva, transformando o abstrato em concreto. Estudantes assimilam a cultura do meio ambiente em que vivem por meio de vivências e brincadeiras. Durante todo o tempo de desenvolvimento infanto-juvenil, o lúdico está presente. A partir de uma atividade lúdica, além de sentir prazer e ter diversão, o educando desenvolve habilidades motoras e intelectuais. A prática por meio de atividade lúdica fornece subsídio para o educando observar, interagir, experimentar, investigar e formar o verdadeiro conhecimento científico. Dessa forma, as atividades favorecem a aprendizagem sobre Ciências e Biologia.

Ações

Uma das formas de se conseguir uma motivação por parte dos alunos é através da elaboração e utilização de materiais auxiliares para o ensino, com, por exemplo, as coleções didáticas, representadas por animais, plantas e rochas. Geralmente essas coleções didáticas destinam-se ao ensino por meio de exposições, demonstrações em aula ou treinamento de pessoas. Esse tipo de acervo pode servir para mostrar semelhanças e diferenças entre grupos de animais e plantas das mais variadas espécies e até no ensino de técnicas de coleta e preservação desse material usado na aprendizagem dos alunos. A Educação Ambiental aliada à Percepção Ambiental devem ter como objetivo, a compreensão de conhecimentos e conseqüentemente provocar uma maior sensibilização das pessoas a respeito da preservação dos recursos naturais (fauna, flora, rios, matas etc). O processo de sensibilização, de conscientização e conhecimento envolve todo o processo de percepção ambiental presente na Educação Ambiental, despertando na sociedade ações positivas que sensibilizem os indivíduos e os educandos da importância de se preservar o meio ambiente. Nesta perspectiva, o desenvolvimento de atividades ligadas à Percepção Ambiental e Educação Ambiental deve proporcionar uma maior sensibilização em relação ao meio ambiente com o propósito de fortalecer o exercício da cidadania e as relações interpessoais com a natureza.

Dados gerais

Responsável: GIULIANO GRICI ZACARIN

E-mail do Responsável: gzacarin@uniararas.br

E-mail do Contato: gzacarin@uniararas.br

Início do Projeto: 20/03/2013

Fim do Projeto: 12/12/2015

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: CAMPANHAS COMUNITÁRIAS

Tipo da Ação: EVENTOS

Área Temática: EDUCAÇÃO

Linha de Extensão: QUESTÕES AMBIENTAIS

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Alunos Envolvidos

Juliano Dias Zanchetta

Nicolas Delegá

Vitor Mesquita Bueno

Vitoria Bergamo Rodrigues

Vítor Rodrigues Da Cruz

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
26°C
13°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar