001746/2015 - NÚCLEO DE ESPECIALIDADE EM FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA 2015 - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 001746/2015 - NÚCLEO DE ESPECIALIDADE EM FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA 2015
Objetivo

Objetivos gerais Proporcionar ao aluno da graduação em Fisioterapia um conjunto de conhecimentos teórico – práticos fundamentais e atualizados de ações preventivas, promocionais, preservadoras e reabilitadoras de saúde com nível de atenção primária nas diversas áreas que possam atuar. Objetivos específicos - Compreender a atuação do Fisioterapeuta na Saúde Pública em sua integralidade; - Avaliar pacientes controle de risco; - Desenvolver objetivos e condutas inerentes á área de atuação; - Manusear e aplicar testes, escalas e questionários nos grupos abordados; - Orientar e ministrar palestras de assunto público aos ouvintes e pacientes/alunos; - Discutir em equipe casos clínicos, assuntos de interesse recíproco e conhecimentos teóricos; - Promover mudanças mobiliárias quando necessárias nos ambientes de trabalho e escolar; - Propor o tratamento adequado e eficiente.

Análise

O conceito “saúde” vem passando por uma reestruturação, principalmente no que diz respeito ao modelo de saúde adotado e a organização dos serviços prestados, passando de um modelo hospital, curativo e reabilitador, para um modelo assistencial promotor da saúde, preventivo e principalmente contando com a participação popular e a interdisciplinaridade dos diferentes profissionais de saúde a fim de oferecer uma ampla cobertura de atenção básica de saúde. E a atenção primária deve ser um objetivo recíproco da equipe atuante, pois prevê a resolutividade das necessidades de saúde que extrapolam a esfera de intervenção curativa e reabilitadora individual, com uma visão integralista. Diante deste contexto o papel da Fisioterapia na Saúde Pública, em consonância com a equipe de saúde, é de planejar e desenvolver estratégias para contemplar tanto ações reabilitadoras, preventivas e promocionais de saúde de nível primário, para constituir uma nova força para transformação da realidade social e epidemiológica do país.

Ações

Serão desenvolvidas ações de Saúde Preventiva e Curativa pelos alunos a partir do 6o período do Curso de Fisioterapia. Os alunos do estágio extra curricular acompanharão os alunos do 9o e 10o período nas ações de estágio supervisionado em Fisioterapia em Saúde Coletiva.

Dados gerais

Responsável: Paula Lumy da Silva

E-mail do Responsável: paulalumy@uniararas.br

E-mail do Contato: cristinaveloso@uniararas.br

Início do Projeto: 05/02/2015

Fim do Projeto:

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: CAMPANHAS COMUNITÁRIAS

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE DA FAMÍLIA

Professores Envolvidos

Cristina Aparecida Veloso Guedes

Cristina da Cruz Franchini

Paula Lumy da Silva

Jaqueline Feitoza de Araujo Zanobi

Alunos Envolvidos

Francielle Carolina Pereira Lyra

Gabriela Barboza Murarolli

Kleynielle De França Da Silva

Nayara Fernanda De Freitas

Rafaela Cristina Americo

Thaís Cristina Grou

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
27°C
15°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar