001964/2016 - Práticas Educativas e Profissionais na Escola - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 001964/2016 - Práticas Educativas e Profissionais na Escola
Objetivo

Proporcionar que o estagiário conheça o campo educacional bem como a forma que se estabelecem as relações humanas nele. Planejar ações juntamente com agentes educativos afim de integrar a prática psicológica e a prática pedagógica. Intervir de acordo com as necessidades específicas de cada campo escolar. A atuação deve ocorrer de forma preventiva abrangendo os sistemas escola família e comunidade afim de fortalecer as redes de apoio da comunidade. A intervenção acontece semanalmente para que os estagiários possam acompanhar o desenvolvimento de atividades.

Análise

Demanda da própria escola que procurou a faculdade de psicologia no início do ano letivo e solicitou a intervenção de um grupo de psicologia na escola com a queixa de dificuldade em lidar com a violência, drogas dentro da escola. Dessa forma é importante a intervenção do psicólogo dentro da escola.

Ações

1. caracterização do espaço pedagógico: participação da dinâmica escolar possibilitou o conhecimento da realidade vivida dentro da escola. 2. participação nas aulas e atividades pedagógicas complementares (aulas de educação física, leitura, etc.): acompanhamento das crianças permitiu que os estagiários pudessem compartilhar de momentos diferentes do processo educativo. 3. participação em HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), desenvolvendo atividades com professores: atividade realizada semanalmente com o objetivo de refletir sobre a prática pedagógica com a equipe da direção da escola. 4. reunião com a coordenação da escola para avaliação, planejamento e desenvolvimento de atividades. 5. desenvolvimento de projetos no Programa Escola da Família com oficinas para crianças e adolescentes, pais e membros da comunidade: levantamento de necessidades, desenvolvimento de projetos por meio de oficinas e grupos. 6. visitas domiciliares e comunitárias: visitas nas casas de algumas crianças e acompanhamento de sua rede de apoio possibilitou que o estagiário conhecesse a forma de funcionamento dessa rede na comunidade e como utilizar dela para promover intervenções. 7. contato com crianças e adolescentes. 8. contato com professores.

Dados gerais

Responsável: Cristina Coutinho Marques de Pinho

E-mail do Responsável: cpinho@uniararas.br

E-mail do Contato: cpinho@uniararas.br

Início do Projeto: 18/02/2016

Fim do Projeto:

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: CURSO

Área Temática: EDUCAÇÃO

Linha de Extensão: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Professores Envolvidos

Cristina Coutinho Marques de Pinho

Cristina da Cruz Franchini

Raquel Pondian Tizzei

Rosana Righetto Dias

Alunos Envolvidos

Bruna Eduarda Santos

Fernanda De Moura Picciarelli

Grazielle Guimarães Pereira

Hemily Alves Pizzonia

Jéssica De Souza Camara

Natalia Fioramonte Faccioli

Paloma Gomes Mengue

Yara Maria Badran Coimbra

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
26°C
13°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar