001965/2016 - Serviço de Psicologia e os direitos da infância e juventude - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 001965/2016 - Serviço de Psicologia e os direitos da infância e juventude
Objetivo

Realizar atendimento psicológico a crianças, adolescentes e famílias encaminhados pelo Conselho Tutelar de Araras, com o objetivo principal de avaliar o caso e sugerir ações necessárias para garantir os direitos da criança, do adolescente e da família. Realizar discussões de caso com o Conselho Tutelar, para avaliar os serviços e políticas disponíveis no município adequados para preservar os princípios do ECA. Oferecer, aos Conselheiros, um espaço para discussão e solução dos problemas que enfrentam e de refletir sobre sua ação e suas relações com o contexto social, econômico e político do país.

Análise

Faz-se importante desenvolver ações que visam auxiliar na implementação efetiva do Estatuto da Criança e do Adolescente e o fortalecimento das ações do Conselho Tutelar.

Ações

1. Atendimento individual (avaliação psicológica) – O objetivo do atendimento é avaliar como a situação (queixa) está sendo vivenciada e compreendida pela criança/adolescente/pais. O importante é que o estagiário descubra como o atendido está vivenciando está situação e quais os direitos que estão sendo ameaçados ou violados. Outro aspecto fundamental é descobrir se existe alguma rede de apoio (programas, serviços ou equipamentos) que pode acompanhar o caso. Por último, averiguar a necessidade de um encaminhamento (para serviços ou para psicoterapia). Outro aspecto relevante, concernente ao atendimento, refere-se à proposta de formação de grupos. A partir das necessidades, realidades, dificuldades e condições dos atendidos, pensaremos na possibilidade de formar grupos-oficinas. Estes grupos-oficinas terão por objetivo principal a convivência social e a discussão de temas que sejam de interesse comum aos seus participantes. 2. Visita domiciliar – todos os casos receberão visita domiciliar pela dupla de estagiários. O objetivo é conhecer a realidade do atendido em seu ambiente natural. Durante a visita, o estagiário deve investigar como são as relações do atendido neste espaço e se existem programas, serviços ou equipamentos próximos que podem auxiliar no atendimento posterior. A visita exige a elaboração de um relatório. 3. Visita à escola – como na maioria dos casos, tratar-se-á de casos de crianças e adolescentes, faz-se necessária a visita à escola. O objetivo é conhecer a realidade escolar do atendido: desempenho, freqüência, histórico, opinião de professores e diretores acerca do atendido. 4. Plantão Psicológico: realizar acolhimento e primeiro atendimento a criança, adolescente e/ou família que procure o Conselho Tutelar, nos casos em que o conselheiro tutelar solicitar. Após este primeiro atendimento, o estagiário deverá realizar uma triagem para saber se será necessário encaminhar para avaliação psicológica.

Dados gerais

Responsável: Rosana Righetto Dias

E-mail do Responsável: rosanadias@uniararas.br

E-mail do Contato: camiladias@uniararas.br

Início do Projeto: 15/02/2016

Fim do Projeto: 15/12/2016

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA

Linha de Extensão: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Professores Envolvidos

Camila Santos Dias

Cristina da Cruz Franchini

Rosana Righetto Dias

Alunos Envolvidos

Carina Fernanda Marciano

Fernanda Gabriela De Oliveira

Jetiel Dos Santos

Julia Aparecida De Souza

Leticia Ellen Florencio Gomes

Maira Edwiges Turati

Nathalia Petric Servilha

Nathália Drago Ribeiro

Rebeca De Menezes

Stephanie Cristina Bragagnoli Giraldi

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
26°C
14°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar