Oportunizar ao aluno a capacidade de: Conhecer as noções básicas sobre a fisiologia e histologia da pele. Conhecer as noções básicas sobre o sistema uroginecológico na mulher e no homem. Desenvolver um domínio teórico e prático da intervenção fisioterapêutica nas disfunções dermatológicas, estéticas e uroginecológicas da mulher e do homem. Identificar as alterações dermatológicas encontradas em patologias sistêmicas. Utilizar de recursos manuais e eletroterapêuticos. Elaborar tratamentos fisioterapêuticos nas disfunções uroginecológicas da mulher e do homem entre os níveis de atuação, promoção, prevenção e reabilitação. Desenvolver estudos clínicos sobre as alterações dermatológicas e disfunções estéticas, bem como as uroginecológicas da mulher e do homem integrando os conhecimentos fisiopatológicos dos mesmos aos meios disponíveis pela fisioterapia para seu tratamento.
Espera-se que com este núcleo, além de interventivo, proporcione um vasto conhecimento de áreas afins para a formação acadêmica de profissionais comprometidos com a integralidade da saúde, além de compreender a dimensão da interdisciplinaridade no processo de intervenção, como um processo técnico e científico.
Este projeto foi desenvolvido todas as quartas feiras no horário das 13h00min. às 17h00min., na Clínica Escola de Fisioterapia. Os alunos participantes em média foram em número de dez, sendo do sexto, oitavo e décimo períodos. Os alunos participaram das avaliações individuais e receberam orientações para as intervenções fisioterapêuticas, sendo auxiliados por duas monitoras do núcleo. Foram realizados estudos clínicos dos casos atendidos e orientações quanto aos procedimentos de técnicas de drenagem linfática manual e exercícios para treinamento da musculatura do assoalho pélvico. Os pacientes atendidos foram triados pela equipe de profissionais da Clínica de Fisioterapia e encaminhados a este núcleo, os quais foram avaliados e reavaliados pelos alunos com orientações do professor. As patologias atendidas foram: Insuficiência Venosa Periférica; Incontinência Urinária Feminina e Masculina; Incontinência fecal masculina; Mastectomia radical; Edema em membros inferiores e Fibro edema Gelóide. Dos pacientes atendidos 70% foram do gênero feminino e 30% do gênero masculino. A média de idade foi entre 39 a 90 anos. Todos os pacientes atendidos receberam orientações quanto aos exercícios e posicionamentos a serem realizados em domicílio no período de recesso dos atendimentos.
Responsável: Sofia Poletti
E-mail do Responsável: sofia@uniararas.br
E-mail do Contato: sofia@uniararas.br
Início do Projeto: 16/01/2016
Fim do Projeto:
Periodicidade: ANUAL
Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE FISIOTERAPIA
Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Área Temática: SAÚDE
Linha de Extensão: SAÚDE HUMANA
Cristina Aparecida Veloso Guedes
Cristina da Cruz Franchini
Sofia Poletti
Alyne Cristiane Baldim Ferreira
Ana Paula De Arruda
Augusto Franchin Pinto
Bruna Alves De Freitas
Cláudia Cristine Mello Martins
Eduarda Silva Dias
Francielle Carolina Pereira Lyra
Geisy Mayara Rodrigues
Gustavo Henrique Dos Reis
Jéssica Pavanello Gasparin
Karin Aline Alves De Godoy
Mariane Ribeiro Gonçalves
Marília Pereira Nogueira
Nathalia Baungartner Traina
Pâmela Menon Gonçalves
Simone Guidotti Engre
Simone Sousa Bezerra
Stefani De Oliveira Silva
Tainá Franco Da Cruz
Yara Cristina De Melo