002480/2017 - Clínica da Saúde Mental- Psicologia - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 002480/2017 - Clínica da Saúde Mental- Psicologia
Objetivo

- Analisar e identificar o modelo de atuação do psicólogo na saúde mental em seus diferentes níveis de atuação. - Analisar e identificar o modelo de tratamento oferecido pela instituição. - Obter subsídios teórico-práticos para que o aluno tenha uma posição crítica frente às questões da saúde pública nacional e internacional. - Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais. - Capacitar o aluno para atuar em instituições de saúde mental tendo uma visão crítica da função do psicólogo nessas instituições e das diferentes relações hierárquicas e de poder que se estabelecem entre os diversos profissionais que se encontram nesse espaço. - Identificar necessidades de intervenção individual x necessidade de intervenção grupal e desenvolver projetos de ação de acordo com o tipo de necessidade identificada. - Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. - Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara. - Compreender a natureza plural da saúde mental. - Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar.

Análise

O estágio visa, além da articulação entre teoria e prática, possibilitar ao aluno iniciar-se na atuação como psicólogo, ao mesmo tempo em que questiona e reflete de forma crítica sobre as práticas profissionais. O estágio deve contribuir não apenas para a formação individual profissional, mas para a qualificação das intervenções em saúde mental na rede pública de atenção. É imprescindível que a formação de psicólogos para a área da saúde favoreça um processo de compreensão crítica do fenômeno saúde-doença, e das formas possíveis de atuação profissional de acordo com a realidade concreta dos indivíduos a quem se dirigem as intervenções. A Reforma Psiquiátrica no país tem implementado discussões e modificações importantes no que diz respeito ao entendimento e tratamento das pessoas em sofrimento mental. O modelo assistencial preconizado pela Reforma está em consonância com os princípios do SUS, cuja concepção de saúde não se reduz à ausência de doença, mas a uma vida com qualidade, tal como retomado pela Política Nacional de Humanização (PNH), destacando a necessidade de ações em rede e da importância da intersetorialidade. É notória a participação do Psicólogo nesse processo de transformação, seja na reestruturação das práticas, na discussão de novos arsenais teóricos para o enfrentamento dessas questões, no engajamento político através dos seus órgãos de representação na prática cotidiana. Propor estágio em Instituições Públicas de Saúde Mental está em consonância tanto com os pressupostos da Reforma Psiquiátrica Brasileira, quanto com o Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Uniararas, cuja missão inclui formar psicólogos para trabalhar de modo integrado em equipes que sejam compostas por profissionais com diferentes formações, que exerçam a profissão voltados para as necessidades da comunidade, construindo uma sociedade democrática, igualitária e não discriminatória.

Ações

- Fazer avaliações das necessidades da instituição, junto aos diversos agentes institucionais (incluindo aqueles tradicionalmente postos à margem, como serventes, pessoas da limpeza e da recepção). - Analisar implicações psicológicas e sociais dos indivíduos identificados como doentes mentais. - Reconhecer a importância do estabelecimento de vínculos profissionais com os integrantes da instituição, com os colegas estagiários e com os usuários. - Elaborar, implementar e avaliar propostas de intervenção clínica com usuários da instituição. - Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e sócio-culturais dos seus membros. - Desenvolver oficinas variadas com os usuários de saúde mental, de acordo com as necessidades destes. - Propor dinâmicas de grupo e grupos Terapêuticos, de acordo com as necessidades dos usuários dos serviços de saúde. - Realizar discussões sistemáticas com a equipe da instituição sobre os casos atendidos. - Realizar atendimentos junto com enfermeiros, psiquiatras, assistentes sociais e outros profissionais da saúde mental.

Dados gerais

Responsável: Mariana Pereira, Rosana Dias

E-mail do Responsável: marianabp@uniararas.br

E-mail do Contato: marianabp@uniararas.br

Início do Projeto: 21/02/2017

Fim do Projeto: 12/12/2017

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE HUMANA

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Mariana Barbosa Pereira

Rosana Righetto Dias

Alunos Envolvidos

Andresa Fernanda Gomes De Lima

João Victor Moura

Vanuza Da Silva Campos

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
26°C
14°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar