002503/2017 - Prática Psicológica em Instituições: Clínica Psicanalítica - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 002503/2017 - Prática Psicológica em Instituições: Clínica Psicanalítica
Objetivo

Aproximar o aluno de psicologia durante a formação, com o campo da saúde e da clínica transversalizando conhecimentos e práticas necessárias para a profissão. O campo da saúde tem sido alvo de importantes políticas públicas e práticas assistenciais que o curso de psicologia enfatiza durante a formação.

Análise

O projeto de recepção aos pacientes que chegam na clínica de psicologia faz parte do procedimento de acolhimento aos novos casos, adotado pela clínica-escola da Uniararas. Tal procedimento visa fornecer um modelo mais próximo possível da realidade profissional do psicólogo clínico, ainda que este venha a trabalhar em instituições de saúde e de saúde mental, já que é nas primeiras entrevistas que se desenvolve as condições necessárias para um tratamento psicoterápico eficiente e eficaz. Os atendimentos psicoterápicos são realizados pelos alunos, após a recepção aos pacientes, quando é avaliado que o caso se beneficiará de atendimento psicoterapêutico. Com relação às UBS é necessário, para propor alguma ação, conhecer as necessidades de saúde da população através dos diferentes dispositivos disponíveis e possíveis. Também conhecer e acompanhar o trabalho potente dos agentes comunitários de saúde que são da equipe os agentes que têm um contato muito próximo com a população a partir das visitas realizadas em cada moradia. Acompanhar as atividades de matriciamento mostra-se como fundamental para a consecução das políticas públicas em cada unidade de saúde.

Ações

Recepção, diagnóstico e atendimento psicoterápico dos pacientes que chegam para a clínica de psicologia. Psicoterapia na clínica escola de Psicologia da FHO. Visitas com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Santa Gertrudes, bem como outras ações para conhecer cada território de saúde envolvido no estágio no sentido de reconhecimento de necessidades de saúde nas dimensões de promoção, prevenção e recuperação de saúde. Proposta e execução de atividades para a comunidade que frequenta esses serviços ou que poderiam se beneficiar deles. Participação em reunião de matriciamento da unidade de saúde com a equipe de saúde mental do município que está na atenção secundária, em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Busca ativa. Desenvolvimento de projetos de convivência nas Unidades de Saúde. Atividades em praças públicas, ginásio de esportes com a população alvo. Trabalho intersetorial. Aproximação, através das visitas domiciliares da população com a unidade de saúde.

Dados gerais

Responsável: Ana Cristina Delgado Lopérgolo

E-mail do Responsável: anadelgado@uniararas.br

E-mail do Contato: anadelgado@uniararas.br

Início do Projeto: 15/02/2017

Fim do Projeto: 15/12/2017

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE HUMANA

Professores Envolvidos

Ana Cristina Delgado Lopergolo

Cristina da Cruz Franchini

Rosana Righetto Dias

Alunos Envolvidos

Bruno Xavier De Camargo

Gabriela De Souza Fehr

Janete Guion

Maíra Mayumi Bergamin Sugimoto

Patricia Cristina De Sousa

Rayane Caroline Cardoso

Talita Cristiane Pasqualotto

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
26°C
13°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar