Possibilitar que os alunos envolvidos participem de um ambiente favorável ao diálogo e a troca de experiências na construção do conhecimento de temas ligados à programação, buscando reviver os conceitos trabalhados em sala de aula, bem como explorar novos conteúdos sobre o mesmo. Além de propiciar melhora no desempenho dos alunos nas atividades de disciplinas que envolvem abstração, criatividade, lógica e programação, este processo deve estimular a reflexão sobre a prática, pretendendo-se que a mesma torne-se um hábito incorporado pelos participantes do grupo, não só no tema alvo desta proposta, como também, em outros temas relevantes e importantes à formação dos alunos. Espera-se que esta reflexão contribua para a transformação dos alunos no processo ensino/aprendizagem, estimulando-os a buscar novos métodos de construção do conhecimento.
Durante as atividades didáticas de disciplinas de algoritmos, linguagem de programação e estrutura de dados do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, observou-se que alguns alunos buscavam alternativas para aprofundar conteúdos apresentados no curso bem como explorar conceitos que não fazem parte do conteúdo programático do curso. Assim foi proposta a ações de um Grupo de Estudos para Lógica e Programação de Computadores, no sentido de melhorar e aprofundar os conhecimentos em programação, através de reflexões e atividades práticas orientadas por um professor líder do grupo.
Tanto nas atividades de Lógica quanto de programação, todos os participantes devem discutir, identificar e dar prioridade às suas necessidades, dividindo-as em tópicos de estudo. Uma vez por semana o grupo deve reunir-se presencialmente para traçar metas, apresentar e discutir resultados de uma etapa de trabalho. Uma etapa de trabalho é composta por: a) Orientações do professor ou líder do grupo em relação ao tópico de estudo, incluindo os resultados esperados; b) Estabelecimento de metas; c) Definir atividades presenciais e não presenciais; d) Definição do período necessário de trabalho; e) Apresentação e discussão de resultados.
Responsável: Sérgio Luis Antonello
E-mail do Responsável: antonello@uniararas.br
E-mail do Contato: antonello@uniararas.br
Início do Projeto: 20/02/2017
Fim do Projeto: 12/12/2017
Periodicidade: ANUAL
Tipo do Projeto: EVENTOS
Tipo da Ação: EVENTOS
Área Temática: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO
Linha de Extensão: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Antero Sewaybricker Todesco
Cristina da Cruz Franchini
Sergio Luis Antonello
Breno Henrique Zoca
Bruno Bueno Ferreira
Caio André Lima
Caio Eduardo Chiari
Carlos Eduardo Rufino
Clemente Carvalho Do Carmo
Douglas Rodrigues Numeriano
Eduardo Do Prado Geraldini
Eduardo Paim Silva
Everton Eduardo Do Nascimento
Everton Expedito Paulino
Fernando Aparecido De Souza
Francisco Sebastiao Alves De Souza
Gilson De Jesus Rodrigues
Gustavo Francisco
Gustavo Henrique Da Silva
Henrique Romão Ricci
Igor Jonathan Macena Fidelis
Jefferson Santos De Oliveira
Joana Elisa Soares Da Silva
Jonatas Muniz De Góes
Laila Michely Stence
Lucas Henrique De Souza
Lucas Paschoal Perpétuo
Lucas Rafael Vieira De Assis Maximo
Luiz Felipe Ferreira
Marlon Englemam
Matheus De Padua Domingos
Matheus Favaro
Matheus Migliato
Maxwell Silva Bertoline
Mike Milani Paes
Nathália Jaíne De Castro Silva
Orlando Daniel Longo
Otavio Henrique Antonello Schrank
Pedro Otavio Habermann Papesso
Raphael Fernando Mendes
Renato Crepisky Francisco
Ricardo Galdi Contini
Rodrigo Adalton Azeni De Souza
Tassiano Andrade
Thiago Zaniboni Tiozzo
Vinícius Megiato Moreira
Wenderson De Souza Farias
Wesley Da Rocha
Wesley Yorran Teodoro
Ítallo Jailson Feitoza