002649/2018 - Prática clínica baseada em evidência. - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 002649/2018 - Prática clínica baseada em evidência.
Objetivo

Estimular os alunos a construírem suas propostas de tratamento baseadas em evidências de artigos científicos atuais, bem como possibilitar a vivência, busca, elaboração, execução e interpretação de iniciações científicas, relacionando-as com as práticas desenvolvidas nos diversos setores de atendimento. Além disso, tem-se como objetivo proporcionar e aprimorar as reuniões interdisciplinares, entre os cursos da fisioterapia, farmácia, psicologia e enfermagem, possibilitando ao aluno a prática do debate e planejamento terapêutico em conjunto.

Análise

Possibilitar ao aluno a experiência da busca, da escrita, da aplicação, da interpretação e da conclusão de sua intervenção terapêutica baseada em evidência. Além disso, proporcionar ao aluno o convívio com outros profissionais da saúde, bem como a prática do diálogo e debate, a fim de buscar tratamentos que tenham os mesmos objetivos e sejam baseados em evidência científica.

Ações

A prática clinica baseada em evidência (PCBE) é um processo de tomada de decisão sistemática, em que sua prática clinica será baseada nos estudos das publicações científicas atuais e com altos níveis de evidências, para garantir a melhor qualidade de assistência, relacionadas diretamente a segurança e eficiência do tratamento, e assim possibilitar resultados otimizados. Além disso, a PCBE está integrada a experiência clinica do assistente, bem como as preferências e vontades do paciente, deste modo essa tríade da PCBE também é capaz de aumentar as chances de maior participação e adesão do paciente ao tratamento. Nesse contexto, ao inserir alunos de graduação de fisioterapia nessa prática, por meio desse projeto, possibilitamos um egresso mais questionador, respeitoso e com práticas atuais, pois deseja-se que a PCBE seja cada vez mais utilizada e possa se tornar a forma principal de tomada de decisão para seus tratamentos futuros. Assegurando assim, que no momento do egresso deste aluno, o mesmo possa continuar a exercer suas práticas baseadas em evidências atuais, sendo assim um profissional muito mais independente, autônomo e mais seguro nas tomadas de decisões. Para tanto, o projeto irá aplicar a PCBE nos diversos setores de atendimento da clinica de fisioterapia, atingindo assim os alunos participantes do projeto, os alunos do último ano de fisioterapia, os supervisores dos setores, bem como os pacientes assistidos. Além disso, outra proposta do projeto é incentivar e realizar iniciações científicas, advindas das questões levantadas nas PCBE, que irão contemplar áreas de atuações diversas, bem como problemas de saúde distintos.

Dados gerais

Responsável: Naiara Maria de Souza Moreira

E-mail do Responsável: naiara_bs@live.com

E-mail do Contato: paulalumy@uniararas.br

Início do Projeto: 06/03/2018

Fim do Projeto: 14/12/2018

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROGRAMA ESPECÍFICO DO CURSO

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE HUMANA

Professores Envolvidos

Cristina Aparecida Veloso Guedes

Cristina da Cruz Franchini

Naiara Maria de Souza Moreira

Paula Lumy da Silva

Alunos Envolvidos

Beatriz Diogo De Almeida

Eduarda Silva Dias

Flávia Chanchetti Balbon

Igor Maximiano Da Silva

Jaqueline De Souza Rodrigues

José Rodolfo De Freitas Costa

João Paulo Pavan

Karina Laís Diniz

Maria Lúcia Campos Da Silva

Matheus Pedersen

Mylena Muller Barbosa Da Costa

Sophia Vieira Pinto

Stéfany De Sousa Melo

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
26°C
13°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar