002659/2018 - Ambulatório de Avaliação Neurocognitiva - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 002659/2018 - Ambulatório de Avaliação Neurocognitiva
Objetivo

Avaliação neurocognitiva dos pacientes da Clínica-escola de Fisioterapia da FHO-Uniararas, identificando quais as funções que estão preservadas e as que estão comprometidas. Avaliando atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas. Traçar por meio das avaliações o processo de estimulação e treino cognitivo, compreendendo a extensão das perdas e a manutenção dos pontos preservados. Propor ações multiprofissionais visando a melhora das funções. Comparar os desempenhos anteriores e posteriores das intervenções individuais desenvolvidas pelos pacientes.

Análise

Foi observado a demanda de queixas que abordavam questões cognitivas no setor da Neurologia. Muitos pacientes vinham buscar tratamento das doenças que envolviam o Sistema Nervoso Central (SNC), o Sistema Nervoso Periférico (SNP) e os músculos e que por consequência desses problemas de saúde apresentavam reflexos nos sistemas cognitivos e do comportamento. Muitos dos comprometimentos cognitivos apresentados pelos pacientes, relacionam-se com trauma cerebral (quando um trauma súbito causa dano ao cérebro) e/ou um AVE (Acidente Vascular Encefálico) afetando as habilidades e associações das funções mentais. As consequências vivenciadas por esses pacientes estavam ligadas a desorganização entre pensamentos e linguagem, levando a incapacidade de compreensão das informações e orientações fornecidas pelos cuidadores formais, necessitando de uma avaliação diferenciada e consequentemente estimulação dos quesitos debilitados, podendo se pensar em um processo de reabilitação. A necessidade do desenvolvimento do ambulatório de avaliação neurocognitiva, dentro dessa clínica, partiu da experiência da área de formação da Fisioterapia, especificamente do setor de Neurologia e da atuação dos discentes de psicologia que atuavam no projeto de extensão: Psicologia na Saúde - Atendimento Psicológico junto à equipe interdisciplinar.

Ações

Esse projeto se propõe a realização da avaliação cognitiva, como forma auxiliar no processo de avaliação global e reabilitação dos pacientes atendidos nessa clínica. Sabendo que essa avaliação tem fundamentos na equipe interdisciplinar, é importante deixar claro que ela tem dois pontos relevantes, uma que visa investigar os processos de aprendizagem do paciente, como ele está entendendo seu processo de vida atual e como está sendo registrado na memória. O outro ponto é a avaliação física funcional por meio de Escalas de Avaliação Padronizadas. As avaliações neurocognitivas são realizadas por meio de avaliações padronizadas (instrumentos validados) e avaliações qualitativas e contextuais.

Dados gerais

Responsável: Carina Basqueira Lourenço

E-mail do Responsável: carinabasqueira@uniararas.br

E-mail do Contato: paulalumy@uniararas.br

Início do Projeto: 24/03/2018

Fim do Projeto: 23/06/2018

Periodicidade: SEMESTRAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE FISIOTERAPIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE HUMANA

Professores Envolvidos

Adriana Said Daher Baptista

Carina Basqueira Lourenco

Cristina Aparecida Veloso Guedes

Cristina da Cruz Franchini

Paula Lumy da Silva

Rosana Righetto Dias

Alunos Envolvidos

Aruana Cristina Bargeri

Bruna Cristina Ribeiro

Gustavo Kastien Tartaro

Isabela Victor

Jaqueline Eduarda Dos Santos Ribeiro

Júlia Ribeiro Farias Antunes

Monica Sousa Fernandes

Myrtes Emydia Mendes De Azevedo

Mônica Dantas Honorato

Rafaela Cristina Malvezzi

Rafaela Rocha Fuzari

Soraya Gomes Carvalho

Yasmin Dos Anjos Machado

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
27°C
15°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar