002981/2018 - Grupo de Estudos em Toxicologia In Vitro - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 002981/2018 - Grupo de Estudos em Toxicologia In Vitro
Objetivo

1) Habilitar o estudante a compreender os conceitos essenciais da Biologia Celular, Histologia Básica, Genética e Microbiologia e suas associações com as mais diversas áreas do conhecimento, permitindo sua aplicação na forma de uma ferramenta na avaliação toxicidade. 2) Instigar o desenvolvimento do senso crítico e investigativo no estudante, por meio da metodologia científica feita por exposições teórico-práticas, simulações e situações-problema. 3) Capacitar o estudante a estabelecer relações entre a ação de diversas substâncias e componentes químicos nas células, procariontes e eucariontes, e até mesmo tecidos, com os diferentes tipos de efeitos adversos para se determinar a toxicidade. 4) Proporcionar contato com os principais métodos de estudo e cultivo de células/tecidos in vitro, abordando assuntos que envolvem os critérios de biossegurança, as normativas e as instruções pertinentes (nacionais e internacionais), os diferentes bioindicadores e biomarcadores, entre outros. Deste modo, há o objetivo de desenvolver habilidades e competências no estudante que lhe permita identificar os efeitos tóxicos com alterações nas estruturas e na fisiologia celular.

Análise

Fornecer subsídio aos alunos sobre a área da toxicologia baseada em métodos in vitro, de modo a servir como um diferencial no meio acadêmico e/ou no mercado de trabalho.

Ações

Os estudantes foram incentivados a participar de encontros presenciais quinzenais, realizados nas dependências do Centro Universitário Hermínio Ometto – FHO|Fundação Hermínio Ometto, em salas de aula e/ou laboratórios, por meio de exposições teórico-práticas, simulações e situações-problema. Nas exposições dialogadas, foram abordados e reforçados os conteúdos básicos, necessários à melhor compreensão do conteúdo das disciplinas de Biologia Celular, Histologia Básica, Genética e Microbiologia. Além disso, os estudantes foram estimulados a realizar a leitura de textos de divulgação popular e/ou científica (ex.: artigos de jornais e artigos científicos), a participar de situações-problema, de modo a se criar um brainstorming sobre o assunto e responder algumas questões apresentadas. Por outro lado, as atividades práticas foram responsáveis por demonstrar como o assunto trabalhado pode ser importante nos estudos de toxicologia geral e ambiental.

Dados gerais

Responsável: Matheus Mantuanelli Roberto

E-mail do Responsável: mmr@fho.edu.br

E-mail do Contato: cesignorini@fho.edu.br

Início do Projeto: 07/03/2018

Fim do Projeto: 04/12/2018

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: EVENTOS

Tipo da Ação: CURSO

Área Temática: MEIO AMBIENTE

Linha de Extensão: QUESTÕES AMBIENTAIS

Professores Envolvidos

Matheus Mantuanelli Roberto

Carlos Eduardo Signorini

Cintya Aparecida Christofoletti de Figueiredo

Cristina da Cruz Franchini

Alunos Envolvidos

Amanda Ferreira Cremasco

Diego Augusto Dos Santos

Isabela Fader José

Jean Carlos Modesto De Andrade

João Guilherme Scarpa

João Henrique Liberato De Camargo Pereira

Lilian Aparecida Vieira Das Neves

Lorena Laís Sala

Mariane Amorim Do Prado

Monique Beatriz Barbosa

Natalia Cristina Soares

Paola Dos Santos Da Silva

Victor Paesi Regonha

Victória Bastos Mendonça Neves Guimarães

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
27°C
13°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar