1) Habilitar o estudante a compreender os conceitos essenciais da Biologia Celular, Histologia Básica, Genética e Microbiologia e suas associações com as mais diversas áreas do conhecimento, permitindo sua aplicação na forma de uma ferramenta na avaliação toxicidade. 2) Instigar o desenvolvimento do senso crítico e investigativo no estudante, por meio da metodologia científica feita por exposições teórico-práticas, simulações e situações-problema. 3) Capacitar o estudante a estabelecer relações entre a ação de diversas substâncias e componentes químicos nas células, procariontes e eucariontes, e até mesmo tecidos, com os diferentes tipos de efeitos adversos para se determinar a toxicidade. 4) Proporcionar contato com os principais métodos de estudo e cultivo de células/tecidos in vitro, abordando assuntos que envolvem os critérios de biossegurança, as normativas e as instruções pertinentes (nacionais e internacionais), os diferentes bioindicadores e biomarcadores, entre outros. Deste modo, há o objetivo de desenvolver habilidades e competências no estudante que lhe permita identificar os efeitos tóxicos com alterações nas estruturas e na fisiologia celular.
Fornecer subsídio aos alunos sobre a área da toxicologia baseada em métodos in vitro, de modo a servir como um diferencial no meio acadêmico e/ou no mercado de trabalho.
Os estudantes foram incentivados a participar de encontros presenciais quinzenais, realizados nas dependências do Centro Universitário Hermínio Ometto – FHO|Fundação Hermínio Ometto, em salas de aula e/ou laboratórios, por meio de exposições teórico-práticas, simulações e situações-problema. Nas exposições dialogadas, foram abordados e reforçados os conteúdos básicos, necessários à melhor compreensão do conteúdo das disciplinas de Biologia Celular, Histologia Básica, Genética e Microbiologia. Além disso, os estudantes foram estimulados a realizar a leitura de textos de divulgação popular e/ou científica (ex.: artigos de jornais e artigos científicos), a participar de situações-problema, de modo a se criar um brainstorming sobre o assunto e responder algumas questões apresentadas. Por outro lado, as atividades práticas foram responsáveis por demonstrar como o assunto trabalhado pode ser importante nos estudos de toxicologia geral e ambiental.
Responsável: Matheus Mantuanelli Roberto
E-mail do Responsável: mmr@fho.edu.br
E-mail do Contato: cesignorini@fho.edu.br
Início do Projeto: 07/03/2018
Fim do Projeto: 04/12/2018
Periodicidade: ANUAL
Tipo do Projeto: EVENTOS
Tipo da Ação: CURSO
Área Temática: MEIO AMBIENTE
Linha de Extensão: QUESTÕES AMBIENTAIS
Matheus Mantuanelli Roberto
Carlos Eduardo Signorini
Cintya Aparecida Christofoletti de Figueiredo
Cristina da Cruz Franchini
Amanda Ferreira Cremasco
Diego Augusto Dos Santos
Isabela Fader José
Jean Carlos Modesto De Andrade
João Guilherme Scarpa
João Henrique Liberato De Camargo Pereira
Lilian Aparecida Vieira Das Neves
Lorena Laís Sala
Mariane Amorim Do Prado
Monique Beatriz Barbosa
Natalia Cristina Soares
Paola Dos Santos Da Silva
Victor Paesi Regonha
Victória Bastos Mendonça Neves Guimarães