003060/2018 - Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 003060/2018 - Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho
Objetivo

• Compreensão do psicólogo como um profissional, também do campo da educação, com responsabilidades na criação e garantia das políticas públicas e com atuação voltada às necessidades da comunidade e ao desenvolvimento da cidadania. • Instrumentalização do aluno para agir com uma atitude científica, uma postura ética, crítica e comprometida com o desenvolvimento da cidadania como um direito de todos. • Discutição da função e papel do psicólogo enquanto agente de mudanças e sua responsabilidade social. • Reconhecimento da influência dos aspectos econômicos e sociais dos problemas enfrentados na realidade brasileira e conseqüentemente os limites da ação do psicólogo diante de determinados problemas. • Reconhecimento do espaço da psicologia nos diferentes contextos, suas possibilidades e limites da atuação. • Reconhecimento da importância de estabelecimento e manutenção do vínculo com os profissionais da instituição, bem como com toda a população atendida. • Reconhecimento dos diferentes modelos teóricos que embasam a prática profissional na área, bem como de programas existentes, experiências relatadas na literatura, ferramentas e estratégias disponíveis no mercado para utilização no campo de atuação. • Identificação dos fenômenos psicológicos que ocorrem e suas principais implicações nas relações entre o indivíduo e o seu meio. • Identificação das dificuldades encontradas por parte das pessoas que realizam suas atividades na instituição. • Investigação das necessidades da instituição no que se refere a sua manutenção, rotina, dinâmica e organização. • Analise do modo de interação entre os profissionais que atuam na instituição e quando necessário estender esta análise às pessoas que não fazem parte da instituição, mas possuem relação direta com a demanda identificada.

Análise

Este projeto visa à compreensão dos processos e das relações de trabalho entre uma visão crítica e contextualizada do psicólogo organizacional e do trabalho, de acordo com referenciais teóricos aprendidos. Objetiva identificar e desenvolver uma postura reflexiva e profissional frente às práticas do psicólogo no campo do trabalho. Serão utilizados para tanto o contato e atuação dos alunos em diferentes organizações de trabalho, quando possível junto a profissionais da Psicologia.

Ações

Diante das diversas mudanças sócio-econômicas e tecnológicas do mundo do trabalho, novas demandas têm se revelado no campo de estudos das organizações e do trabalho humano. Com isso, não apenas as oportunidades se ampliam, como também as necessidades de ação do psicólogo, que necessita de formação também para esta atuação.

Dados gerais

Responsável: Henrique Guilherme Scatolin

E-mail do Responsável: henriquescatolin@uniararas.br

E-mail do Contato: rosanadias@fho.edu.br

Início do Projeto: 28/02/2018

Fim do Projeto: 12/12/2018

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: EVENTOS

Tipo da Ação: CURSO

Área Temática: TRABALHO

Linha de Extensão: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Rosana Righetto Dias

Henrique Guilherme Scatolin

Alunos Envolvidos

Ana Claudia Valério

Andressa Cambui Mourão

Bruna Rayane Lopes Sampaio

Caroline Jandira Chaves

Fabio Bertoli

Gabriela Alessandra De Farias

Jéssica Silva Santos Medeiros

Letícia Fernandes Narciso

Natacha Maiara Pereira

Natalia Aparecida De Lima

Renata Carolina Gerassi

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
27°C
13°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar