003068/2018 - Saúde do Trabalhador - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 003068/2018 - Saúde do Trabalhador
Objetivo

Práticas psicológicas profissionais de promoção, prevenção e recuperação de saúde, com desenvolvimento de intervenções. Orientação e intervenção individual e/ou grupal em contextos institucionais e sociais diversos.

Análise

Nesse contexto, objetiva-se o desenvolvimento de ações direcionadas às relações indivíduo/trabalho que reverberam no cotidiano do trabalhador, na perspectiva da produção de possibilidades de enfrentamentos e ressignificações do sentido que o trabalho ocupa na subjetividade contemporânea. Entendemos que essas ações demandam da psicologia um compromisso ético e político diante das desigualdades sociais produzidas pelas formas de trabalho, bem como na produção de conhecimentos que contribuam para a consecução de políticas públicas orientadas para melhores condições de trabalho

Ações

As formas de trabalho na atualidade estão demandando da psicologia uma série de enfretamentos teóricos, políticos e profissionais, já que do ponto de vista humano, o trabalho implica necessariamente a mobilização do corpo, da subjetividade e das possibilidades do sujeito refletir, criar, inventar, interpretar e reagir diante das situações de trabalho. Considera-se, assim, o trabalho como instrumento fundamental do homem na sociedade, pois sua operacionalização o permite estabelecer uma relação direta com a natureza para a satisfação de suas necessidades materiais e simbólicas. O trabalho nesta perspectiva é caracterizado como elemento essencial na construção da sociedade, pois permite relações entre os homens, em um contexto cultural e globalizado da atualidade. Contudo, as formas de trabalho no sistema capitalista são caracterizadas pela exigência máxima, mecanizada, contínua e produtiva do trabalhador, ocasionando com isso complexas conseqüências psíquicas e comportamentais aos trabalhadores, que os responsabiliza pelos seus sucessos e fracassos no mundo do trabalho, excluindo com isso as dimensões políticas e sociais que, por vezes, determinam as trajetórias de trabalho na sociedade capitalista. Além disso, entendemos que essas condições sócio-históricas em que se processam as relações de trabalho produz uma amálgama de trabalhadores e pessoas fora do mercado formal de trabalho, ocasionando o aumento de desigualdades e vulnerabilidades sociais. Nessas atuais configurações do trabalho o psicólogo é convidado para o exercício político e científico na produção de estratégias de enfrentamentos a essas questões alinhadas às atuais políticas públicas de saúde relacionadas ao trabalho. Dessa forma, a proposta deste Estágio Específico em Saúde do Trabalhador - em consonância com as Políticas de Saúde do Trabalhador - é o planejamento de ações direcionadas à produção de saúde aos trabalhadores formais, informais e cidadãos que vivem a condição de exclusão do trabalho.

Dados gerais

Responsável: Henrique Guilherme Scatolin

E-mail do Responsável: henriquescatolin@uniararas.br

E-mail do Contato: rosanadias@fho.edu.br

Início do Projeto: 22/02/2018

Fim do Projeto: 12/12/2018

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: EVENTOS

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: SAÚDE

Linha de Extensão: SAÚDE HUMANA

Professores Envolvidos

Cristina da Cruz Franchini

Henrique Guilherme Scatolin

Rosana Righetto Dias

Alunos Envolvidos

Ana Claudia Valério

Cátia Francisco

Elaine Maria Townsend Bandini

Gabriela Alessandra De Farias

Júlia Rossini Lussari

Kally Amanda Araújo

Larissa Fernanda Mellão

Luciana Da Silva Giugni

Marília Batista

Rafaela Bueno

Renata Carolina Gerassi

Rita De Cássia Simões

Thayná Fernandes Rocha

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
26°C
13°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar