Possibilitar que os alunos envolvidos participem de um ambiente favorável ao diálogo e a troca de experiências na construção do conhecimento de temas ligados à programação, buscando reviver os conceitos trabalhados em sala de aula, bem como explorar novos conteúdos sobre o mesmo. Além de propiciar melhora no desempenho dos alunos nas atividades de disciplinas que envolvem abstração, criatividade, lógica e programação, este processo deve estimular a reflexão sobre a prática, pretendendo-se que a mesma torne-se um hábito incorporado pelos participantes do grupo, não só no tema alvo desta proposta, como também, em outros temas relevantes e importantes à formação dos alunos. Espera-se que esta reflexão contribua para a transformação dos alunos no processo ensino/aprendizagem, estimulando-os a buscar novos métodos de construção do conhecimento.
Durante as atividades didáticas de disciplinas de algoritmos, linguagem de programação e estrutura de dados do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, observou-se que alguns alunos buscavam alternativas para aprofundar conteúdos apresentados no curso bem como explorar conceitos que não fazem parte do conteúdo programático do curso. Assim foi proposta as ações de um Grupo de Estudos para Lógica e Programação de Computadores, no sentido de melhorar e aprofundar os conhecimentos em programação, através de reflexões e atividades práticas orientadas por um professor líder do grupo.
Tanto nas atividades de lógica quanto de programação, todos os participantes devem discutir, identificar e dar prioridade às suas necessidades, dividindo-as em tópicos de estudo. Uma vez por semana o grupo deve reunir-se presencialmente para traçar metas, apresentar e discutir resultados de uma etapa de trabalho. Uma etapa de trabalho é composta por: a) Orientações do professor ou líder do grupo em relação ao tópico de estudo, incluindo os resultados esperados; b) Estabelecimento de metas; c) Definir atividades presenciais e não presenciais; d) Definição do período necessário de trabalho; e) Apresentação e discussão de resultados.
Responsável: Sérgio Luis Antonello
E-mail do Responsável: antonello@fho.edu.br
E-mail do Contato: antonello@fho.edu.br
Início do Projeto: 15/02/2018
Fim do Projeto: 18/12/2018
Periodicidade: ANUAL
Tipo do Projeto: EVENTOS
Tipo da Ação: EVENTOS
Área Temática: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO
Linha de Extensão: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Antero Sewaybricker Todesco
Cristina da Cruz Franchini
Sergio Luis Antonello
Ana Carolina De Carvalho Cruz
Bruna Taís Timoteo
Bruna Trento
Caio Sargentelli Altafini
Daniel Guida
Danillo Mykael Da Silva
Davi Henrique Da Silva
Diogo Icaro Timote
Felipe Alves
Felipe Daniel Hernandes
Gabriel Fernandes Dias
Gabriel Giuseppe Do Prado Pagotti
Giovanna Terni Malvestiti
Guilherme Longo
Higor Gabriel De Freitas
José Erinaldo De Jesus Martins
José Gabriel Da Silva
Julie Ribeiro Da Silva
Leandro Aparecido De Souza
Lucas Alexandre De Oliveira Manoel
Marcos Antonio Leite De Souza
Maria Helena Antunes Da Silva
Marlon Englemam
Matheus Luiz De Oliveira
Matheus Roberto Bedo
Paula Thamyres Da Silva
Pedro Rafael De Góes
Rafael Alexsander Pereira Rossi
Rafael Mercatelli
Valmir Dos Reis Santos Filho
Vinicius Roberto Brandao
Wesley Da Rocha
Ygor Santana