003118/2018 - Educação Social/Popular de Jovens e Adultos - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 003118/2018 - Educação Social/Popular de Jovens e Adultos
Objetivo

Formar grupos (com idosos e/ou equipe) para a discussão e reflexão de temas diversos, necessários para a garantia da qualidade de vida desta população e construção de um saber crítico sobre a população em si e sobre sua realidade. Realizar visitas domiciliares e acompanhamento de idosos, com o objetivo de garantir direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento, de acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. O desenvolvimento de grupos com adolescentes tem por finalidade contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens em cumprimento de Liberdade Assistida.

Análise

O CDI e CCI já eram nossos parceiros e solicitaram a continuação das atividades, considerando que elas estavam apropriadas e benéficas ao público. O trabalho com os adolescentes autores de atos infracionais foi uma solicitação do CREAS, uma vez que a equipe responsável estava iniciando o trabalho e precisam dos estagiários para ajudar a desenvolver as atividades. As atividades em domicílio foi uma proposta que eu fiz, como supervisora de estágio, à Coordenadora da Proteção Social Básica, para a divulgação do BPC e para a realização de um trabalho que o CRAS não tem conseguido desenvolver.

Ações

CREAS/MSE 1. Reuniões de equipe. 2. Grupos de convivência com adolescentes autores de atos infracionais. 3. Leitura e preenchimento de prontuário. CDI - Centro Dia do Idoso 1. Grupo de convivência com idosos e seus familiares. 2. Reuniões de equipe. 3. Participação em capacitação oferecida pela Prefeitura. CCI - Centro de Convivência do Idoso 1. Grupos de convivência com os idosos. 2. Reuniões de equipe. 3. Participação em capacitação oferecida pela Prefeitura. Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas 1. Visitas domiciliares e acompanhamento dos idosos. 2. Grupos de convivência. 3. Participação em capacitação oferecida pela Prefeitura. O tema principal das ações foram os direitos e a autonomia.

Dados gerais

Responsável: Cristina Coutinho Marques de Pinho

E-mail do Responsável: cpinho@fho.edu.br

E-mail do Contato: cpinho@fho.edu.br

Início do Projeto: 11/02/2018

Fim do Projeto: 10/12/2018

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: EDUCAÇÃO

Linha de Extensão: GRUPOS SOCIAIS VULNERÁVEIS

Professores Envolvidos

Cristina Coutinho Marques de Pinho

Cristina da Cruz Franchini

Rosana Righetto Dias

Alunos Envolvidos

Adriana Cristina Ferreira De Camargo

Bruna Laleska Nogueira Guiguer

Camila Santos Souza

Dayane Priscila Barboza

Luara Fernanda De Macedo

Maria José Mendonça Rodrigues

Mateus Moreira Da Silva

Paloma Silva Amorim

Tainá Tereza Gomes Zanesco

Vinícius Fernando Agus

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quarta-feira
25°C
14°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar