003125/2018 - Infância, educação não formal e direitos humanos - Ações de Extensão - FHO | Fundação Hermínio Ometto
Ações de Extensão - 003125/2018 - Infância, educação não formal e direitos humanos
Objetivo

 Analisar a área da atenção à infância como campo de atuação profissional do Psicólogo fundamentando-se nas políticas públicas para o setor, especialmente no Estatuto da Criança e do Adolescente, identificando suas características e desafios contemporâneos.  Conhecer e analisar criticamente as transformações contemporâneas nos paradigmas da atenção à infância compreendendo as instituições e relações sociais como geradoras de processos de socialização e constituição de subjetividade.  Atuar profissionalmente em diferentes níveis de ação, privilegiando os níveis de proteção, promoção e prevenção, em relação a processos psicológicos e psicossociais implicados em situações de atenção à infância.  Analisar e intervir em processos grupais em contextos de atenção à infância, considerando as diferenças de formação e de valores dos seus membros.  Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde mental em contextos de atenção à infância, estabelecendo medidas pertinentes de proteção e prevenção.  Compreender e implementar estratégias de desenvolvimento humano em instituições de atenção à infância, considerando a importância dos processos psicológicos e psicossociais na dinâmica institucional.  Respeitar o princípio de autonomia de indivíduos e grupos, reconhecendo-os como agentes capazes de assumir, de imediato ou gradativamente, responsabilidades em relação à defesa de seus direitos e em relação a seus processos de desenvolvimento, educação e qualidade de vida.  Ampliar e aprofundar a integração entre os conhecimentos teóricos e as práticas, bem como desenvolver análise crítico-reflexiva sobre a atuação do psicólogo junto a questões de direitos humanos.  Possibilitar um exercício da prática, através de encontros com crianças e intervenções institucionais junto aos orientadores/educadores

Análise

Se consideramos que a Educação consiste na não-massificação do indivíduo e na consciência de sua autonomia e liberdade; se deveria investir na capacidade crítica de pensar e, consequentemente, agir; então, o psicólogo tem muito que fazer neste campo, podendo ser um importante agente de tais conscientizações e transformações sociais a fim de construirmos uma sociedade mais justa e igualitária.

Ações

Encontros semanais durante todo o ano de 2018 (com crianças de 7 a 12 anos) a fim de se construir uma educação calcada no reconhecimento do outro, viabilizando experiências socializadoras que promovam relações intersubjetivas e abertura à alteridade, garantindo uma formação cultural ético-política tendo como disparadores temas como etnia, gênero, classe social, entre outros.

Dados gerais

Responsável: Rosana Righetto Dias

E-mail do Responsável: rosanadias@fho.edu.br

E-mail do Contato: fernandafazilari@fho.edu.br

Início do Projeto: 19/02/2018

Fim do Projeto: 07/12/2018

Periodicidade: ANUAL

Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA

Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Área Temática: EDUCAÇÃO

Linha de Extensão: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Professores Envolvidos

Fernanda Fazilari Lelis

Alunos Envolvidos

Eduardo Watanabe Ribeiro

Gustavo Kastien Tartaro

Jadhe Rodrigues Villanova

João Anderson Rocha

Letícia Stéfanie Dorigon

Luciana Da Silva Giugni

Raíssa Fernanda Pedro Bom

Tais Balduino Da Silva Lopes

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quarta-feira
25°C
14°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar