Analisar a área da atenção à infância como campo de atuação profissional do Psicólogo fundamentando-se nas políticas públicas para o setor, especialmente no Estatuto da Criança e do Adolescente, identificando suas características e desafios contemporâneos. Conhecer e analisar criticamente as transformações contemporâneas nos paradigmas da atenção à infância compreendendo as instituições e relações sociais como geradoras de processos de socialização e constituição de subjetividade. Atuar profissionalmente em diferentes níveis de ação, privilegiando os níveis de proteção, promoção e prevenção, em relação a processos psicológicos e psicossociais implicados em situações de atenção à infância. Analisar e intervir em processos grupais em contextos de atenção à infância, considerando as diferenças de formação e de valores dos seus membros. Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde mental em contextos de atenção à infância, estabelecendo medidas pertinentes de proteção e prevenção. Compreender e implementar estratégias de desenvolvimento humano em instituições de atenção à infância, considerando a importância dos processos psicológicos e psicossociais na dinâmica institucional. Respeitar o princípio de autonomia de indivíduos e grupos, reconhecendo-os como agentes capazes de assumir, de imediato ou gradativamente, responsabilidades em relação à defesa de seus direitos e em relação a seus processos de desenvolvimento, educação e qualidade de vida. Ampliar e aprofundar a integração entre os conhecimentos teóricos e as práticas, bem como desenvolver análise crítico-reflexiva sobre a atuação do psicólogo junto a questões de direitos humanos. Possibilitar um exercício da prática, através de encontros com crianças e intervenções institucionais junto aos orientadores/educadores
Se consideramos que a Educação consiste na não-massificação do indivíduo e na consciência de sua autonomia e liberdade; se deveria investir na capacidade crítica de pensar e, consequentemente, agir; então, o psicólogo tem muito que fazer neste campo, podendo ser um importante agente de tais conscientizações e transformações sociais a fim de construirmos uma sociedade mais justa e igualitária.
Encontros semanais durante todo o ano de 2018 (com crianças de 7 a 12 anos) a fim de se construir uma educação calcada no reconhecimento do outro, viabilizando experiências socializadoras que promovam relações intersubjetivas e abertura à alteridade, garantindo uma formação cultural ético-política tendo como disparadores temas como etnia, gênero, classe social, entre outros.
Responsável: Rosana Righetto Dias
E-mail do Responsável: rosanadias@fho.edu.br
E-mail do Contato: fernandafazilari@fho.edu.br
Início do Projeto: 19/02/2018
Fim do Projeto: 07/12/2018
Periodicidade: ANUAL
Tipo do Projeto: PROG. ATEND. À COMUNIDADE - CLÍNICA DE PSICOLOGIA
Tipo da Ação: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Área Temática: EDUCAÇÃO
Linha de Extensão: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Fernanda Fazilari Lelis
Eduardo Watanabe Ribeiro
Gustavo Kastien Tartaro
Jadhe Rodrigues Villanova
João Anderson Rocha
Letícia Stéfanie Dorigon
Luciana Da Silva Giugni
Raíssa Fernanda Pedro Bom
Tais Balduino Da Silva Lopes