Aluno de Iniciação Científica da FHO apresenta trabalho em congresso internacional
Aluno de Iniciação Científica da FHO apresenta trabalho em congresso internacional
Quarta-Feira - 11 de outubro de 2017

O aluno do quarto ano de Odontologia, Diego Carneiro, esteve presente no XXVI Congresso IAPD Chile 2017, promovido pela Associação Internacional de Odontologia Pediátrica (IAPD) em conjunto com a Sociedade Chilena de Odontopediatria, entre os dias 4 e 7 de outubro, em Santiago, no Chile.

Na ocasião, Diego, que também é orientando de Iniciação Científica da vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Odontologia, Profª Dra. Silvia Amélia Scudeler Vedovello, apresentou os resultados do trabalho realizado pelos alunos de Iniciação Científico no Projeto Usina do Saber.

O artigo Impact of Social and Clinical Conditions of Pre-Adolescents and Adolescents on their families quality of life, de autoria do aluno Diego Carneiro e co-autoria de Patrícia Santos, Giovana Venezian (professora do Programa de Mestrado em Odontologia), Mário Vedovello Filho (coordenador do Programa de Mestrado em Odontologia da FHO) e Marcelo Meneghim (docente do Programa de Pós-graduação em Odontologia da FOP - Unicamp), sob orientação da professora Silvia Vedovello, teve como objetivo verificar o impacto das condições clínicas de saúde bucal dos escolares na qualidade de vida do adolescente e pré-adolescente, e de sua família.

Os escolares que participam do Projeto Usina do Saber passaram por uma avaliação clínica da cárie dentária e da má oclusão e responderam um questionário voltado para avaliação do impacto das condições bucais na qualidade de vida. Aos pais, também foram aplicados dois questionários: um para avaliação do impacto na qualidade de vida da família, relacionado à condição bucal de seus filhos e outro referente à renda da família.

Durante o exame clínico, os escolares que apresentaram a necessidade de tratamento especializado ou emergencial, foram encaminhados para a Clínica de Odontologia da Fundação Hermínio Ometto.

De acordo com Diego, a análise dos dados permitiu observar que os alunos que consideravam sua saúde bucal excelente ou boa, possuíam uma melhor qualidade de vida. "Com esses resultados, conseguimos verificar a importância da continuação do Projeto Usina do Saber, já que o acesso a informação é fundamental para diminuir o agravo dos problemas bucais. Além disso, é importante ressaltar que o público do Projeto Usina do Saber tem um grande potencial de replicar toda orientação que recebem", explicou ele.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
34°C
23°C
Chuva: 80% (6 mm)

Como Chegar