Aluno de Iniciação Científica da FHO apresenta trabalho em congresso internacional
Quarta-Feira - 11 de outubro de 2017

O aluno do quarto ano de Odontologia, Diego Carneiro, esteve presente no XXVI Congresso IAPD Chile 2017, promovido pela Associação Internacional de Odontologia Pediátrica (IAPD) em conjunto com a Sociedade Chilena de Odontopediatria, entre os dias 4 e 7 de outubro, em Santiago, no Chile.

Na ocasião, Diego, que também é orientando de Iniciação Científica da vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Odontologia, Profª Dra. Silvia Amélia Scudeler Vedovello, apresentou os resultados do trabalho realizado pelos alunos de Iniciação Científico no Projeto Usina do Saber.

O artigo Impact of Social and Clinical Conditions of Pre-Adolescents and Adolescents on their families quality of life, de autoria do aluno Diego Carneiro e co-autoria de Patrícia Santos, Giovana Venezian (professora do Programa de Mestrado em Odontologia), Mário Vedovello Filho (coordenador do Programa de Mestrado em Odontologia da FHO) e Marcelo Meneghim (docente do Programa de Pós-graduação em Odontologia da FOP - Unicamp), sob orientação da professora Silvia Vedovello, teve como objetivo verificar o impacto das condições clínicas de saúde bucal dos escolares na qualidade de vida do adolescente e pré-adolescente, e de sua família.

Os escolares que participam do Projeto Usina do Saber passaram por uma avaliação clínica da cárie dentária e da má oclusão e responderam um questionário voltado para avaliação do impacto das condições bucais na qualidade de vida. Aos pais, também foram aplicados dois questionários: um para avaliação do impacto na qualidade de vida da família, relacionado à condição bucal de seus filhos e outro referente à renda da família.

Durante o exame clínico, os escolares que apresentaram a necessidade de tratamento especializado ou emergencial, foram encaminhados para a Clínica de Odontologia da Fundação Hermínio Ometto.

De acordo com Diego, a análise dos dados permitiu observar que os alunos que consideravam sua saúde bucal excelente ou boa, possuíam uma melhor qualidade de vida. "Com esses resultados, conseguimos verificar a importância da continuação do Projeto Usina do Saber, já que o acesso a informação é fundamental para diminuir o agravo dos problemas bucais. Além disso, é importante ressaltar que o público do Projeto Usina do Saber tem um grande potencial de replicar toda orientação que recebem", explicou ele.