''Violência e Feminicídio'' foram tema de discussão no Dia Internacional da Mulher
Segunda-Feira - 18 de março de 2019

No último dia 08 de março, aconteceu na FHO a 3ª edição da Mesa Redonda "Mulher, tens o que comemorar?", idealizada pela Profª Dra. Claudia Cristina Fiorio Guilherme, com o apoio da coordenadora do curso de Pedagogia, Profª Dra. Aneridis Monteiro e da Coordenadoria de Comunidade e Extensão.

Este ano, o evento trouxe como discussão a pauta "Violência e Feminicídio", com a presença das debatedoras, Dra. Amarilis de Oliveira Ribeiro, Profª Pérola Quintiliano, e das representantes da Polícia Militar de Araras, a Cabo PM Roseane da Silva Gubolin e a Soldado PM juliana Ap. Fabiano; e apresentação e mediação das professoras do curso de Pedagogia, Dra. Claudia Cristina Fiorio Guilherme e Dra. Paula Nascimento da Silva Moura.

Alunos da UNIMID abriram as atividades com a interpretação da música "Maria, Maria", seguida do início das discussões, levantadas pelas convidadas. A advogada e vereadora de Leme/SP, Dra. Amarilis de Oliveira Ribeiro, foi a primeira a apresentar a necessidade de políticas públicas que garantam à mulher os direitos que ainda estão longe da realidade desejada, e de discutirmos publicamente a questão da igualdade de gênero.

A professora Pérola Quintiliano, membro atuante da Virada Feminina, apresentou as possibilidades sociais de participação da mulher, como o site da Virada Feminina, que a cada dia se fortalece e busca meios de conscientização e garantia de direitos.

Já as representantes da PM, a Cabo PM Roseane e a Soldado PM Juliana, relataram a triste realidade da violência que as mulheres sofrem no Município de Araras, enfatizando o medo da denúncia e do registro de queixa. Alertaram ainda, que são necessários mecanismos de proteção àquelas mulheres que denunciam.

Esta edição do evento reuniu cerca de 80 pessoas, entre alunos e alunas dos cursos de Graduação e Pós-graduação, da UNIMID e da comunidade ararense, que participaram efetivamente com questões, depoimentos emocionados, além de reflexões importantes para a construção de uma sociedade mais justa com relação às questões de gênero.

°C
Chuva: % ( mm)