''Violência e Feminicídio'' foram tema de discussão no Dia Internacional da Mulher
Segunda-Feira - 18 de março de 2019

No último dia 08 de março, aconteceu na FHO a 3ª edição da Mesa Redonda "Mulher, tens o que comemorar?", idealizada pela Profª Dra. Claudia Cristina Fiorio Guilherme, com o apoio da coordenadora do curso de Pedagogia, Profª Dra. Aneridis Monteiro e da Coordenadoria de Comunidade e Extensão.

Este ano, o evento trouxe como discussão a pauta "Violência e Feminicídio", com a presença das debatedoras, Dra. Amarilis de Oliveira Ribeiro, Profª Pérola Quintiliano, e das representantes da Polícia Militar de Araras, a Cabo PM Roseane da Silva Gubolin e a Soldado PM juliana Ap. Fabiano; e apresentação e mediação das professoras do curso de Pedagogia, Dra. Claudia Cristina Fiorio Guilherme e Dra. Paula Nascimento da Silva Moura.

Alunos da UNIMID abriram as atividades com a interpretação da música "Maria, Maria", seguida do início das discussões, levantadas pelas convidadas. A advogada e vereadora de Leme/SP, Dra. Amarilis de Oliveira Ribeiro, foi a primeira a apresentar a necessidade de políticas públicas que garantam à mulher os direitos que ainda estão longe da realidade desejada, e de discutirmos publicamente a questão da igualdade de gênero.

A professora Pérola Quintiliano, membro atuante da Virada Feminina, apresentou as possibilidades sociais de participação da mulher, como o site da Virada Feminina, que a cada dia se fortalece e busca meios de conscientização e garantia de direitos.

Já as representantes da PM, a Cabo PM Roseane e a Soldado PM Juliana, relataram a triste realidade da violência que as mulheres sofrem no Município de Araras, enfatizando o medo da denúncia e do registro de queixa. Alertaram ainda, que são necessários mecanismos de proteção àquelas mulheres que denunciam.

Esta edição do evento reuniu cerca de 80 pessoas, entre alunos e alunas dos cursos de Graduação e Pós-graduação, da UNIMID e da comunidade ararense, que participaram efetivamente com questões, depoimentos emocionados, além de reflexões importantes para a construção de uma sociedade mais justa com relação às questões de gênero.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

°C
°C
Chuva: % ( mm)

Como Chegar