Redes de Cooperação do Semesp são destaque na Revista Ensino Superior

Quarta-Feira - 17 de julho de 2019

As redes de Cooperação do Semesp foram destaque na reportagem ''A Força da Colaboração'' (Revista Ensino Superior, Ano 2019, 2019, nº 239, p. 26-33). Atualmente, 53 instituições de ensino superior integram os grupos, entre elas a FHO | Fundação Hermínio Ometto, uma das primeiras a aderirem ao projeto, juntamente com a Universidade São Francisco, Unifeob (Centro Universitário Octávio Bastos), Unisalesiano Araçatuba (Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium), Unifeb (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), Unifipa (Faculdades Integradas Padre Albino) e Unifev (Centro Universitário de Votuporanga). Recentemente as instituições passaram por um processo de fusão, tornando-se a Rede Pioneira².

Criadas pelo Semesp em 2016 e inspiradas nas redes colaborativas dos EUA as Redes têm como objetivo estimular a cooperação entre as IES, atuando em conjunto para elevar a qualidade do ensino, melhorar seus processos internos e enfrentar a concentração de mercado. "O pré-requisito para participar das Redes é ter espírito de parceria. Não dá para entrar pensando em levar vantagem. Mais do que ser ajudado, nós queremos ajudar o outro", disse o Diretor Administrativo-financeiro da FHO, Sr. Francisco Elíseo Fernandes Sanches.

A reportagem ainda apontou alguns dos resultados já obtidos pela Pioneira desde o início das atividades, na área administrativa, acadêmica e de gestão. Entre elas, a parceria firmada entre a FHO e a Unifeob para a oferta de 13 cursos de pós-graduação, a criação da Revista Científica Ensaios Pioneiros e a troca de informações sobre financiamento estudantil, indicadores estratégicos, modelo de Plano de Carreira, modelo de Gestão e Serviços de Wi-Fi e telefonia.