Aluna de Engenharia Mecânica da FHO é uma das vencedoras do Desafio Lean Challenge da General Electric Campinas
Quinta-Feira - 03 de outubro de 2019

A aluna do 8º período do curso de Engenharia Mecânica da FHO, Isabela Francatto Guarnieri, foi uma das vencedoras do Desafio Lean Challenge da General Electric Power Conversion de Campinas! Juntamente com os companheiros de equipe, Natalia Vallati (Auxílio do Time), Gustavo Lemos (estagiário de Engenharia Elétrica) e Anderson Oltremari (Gestor do Time), a estudante conquistou o 1º lugar no Desafio, voltado a criação de propostas de melhoria para problemas apresentados pela empresa.

O Lean Challenge é o estágio de férias da GE, realizado anualmente, com duração de seis semanas, entre julho e agosto. O objetivo nesse período é que jovens estudantes utilizem a criatividade para identificarem e proporem soluções de melhoria para os processos de produção da GE nos negócios de Aviation, HealthCare, Power, Renewables e BHGE no Brasil, com o auxílio das ferramentas Lean Manufacturing.

Em Campinas, seis estudantes de Engenharia participaram desta edição: cinco alunos de instituições de ensino públicas como Unesp, Unicamp e USP; e Isabela, representando a FHO | Fundação Hermínio Ometto.

Após receberem treinamentos sobre ferramentas Lean e gestão de projetos, os participantes foram divididos em duplas para a execução dos trabalhos. "Meu time ficou responsável pelas sobras de materiais na montagem dos motores. Na elaboração do projeto, foram utilizados recursos Lean, como: VSM, Diagrama de Spaghetti, Pareto, Brainstorming, Ishikawa (espinha de peixe) além de 5WHY e conceitos de Design Thinking. Durante a imersão preliminar, quantificamos as sobras de parafusos até itens de alto valor e, em seguida, buscamos a raiz do problema. Com isso, encontramos áreas que poderiam ser atacadas e melhoradas", contou Isabela.

Com as sugestões apresentadas visando a melhoria contínua, a equipe conseguiu um favorecimento da ergonomia dos operadores, aumento da produtividade, gestão visual, alto retorno financeiro e, principalmente, a comunicação entre engenharia e fábrica, o que os levou ao primeiro lugar.

A notícia do resultado foi recebida com muito orgulho por todos na FHO. De acordo com o Coordenador do curso de Engenharia Mecânica e dos cursos de Engenharia da Instituição, Prof. Me. William Douglas Paes Coelho, "projetos envolvendo alunos e empresas, como competições e desafios, não apenas enriquecem o currículo do aluno como trazem competências que são cruciais para o sucesso profissional".

Segundo a aluna, a experiência foi muito importante para a compreensão e aplicação, na prática, dos conteúdos estudados nas disciplinas. "Além disso, possibilitou um enorme aprendizado profissional por nos fazer lidar com processos e pessoas, da gerência até os operadores, possibilitando o entendimento organizacional de uma indústria de grande porte", disse.

No dia 02 de setembro, Isabela e equipe participaram do Lean Challenge Graduation Day 2019, realizado no Global Research Center da GE, no Rio de Janeiro, quando foram apresentados os 11 projetos nacionais finalistas do Lean Challenge desta edição.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

°C
°C
Chuva: % ( mm)

Como Chegar