XIV Semana da Biologia: alunos auxiliam a construção de uma horta orgânica na ALARA
Quarta-Feira - 13 de novembro de 2019

Durante a XIV Semana de Estudos da Biologia, alunos do curso visitaram a Associação Laço Rosa de Araras (ALARA), instituição de Araras (SP) que promove o acolhimento e orientação de mulheres em tratamento de câncer de mama e ginecológico.

A convite da professora do curso de Enfermagem da FHO e parceira da ALARA, Profª. Dulce Aparecida Siviero Franco, os estudantes auxiliaram na criação de uma horta orgânica ¿ uma necessidade manifestada pelas próprias integrantes da Associação. "Pesquisas internacionais na área da saúde vêm mostrando que os diferentes tipos de câncer têm aumentado na mesma medida em que a alimentação e o ritmo de vida das pessoas vem piorando. No mundo hipermodernizado e competitivo, as pessoas acabam se deparando com poucas opções de comida saudável que sejam compatíveis com o ritmo de vida acelerado, e as relações afetivas entre pessoas e os demais elementos da natureza, por vezes tem se perdido", comentou o professor do curso de Biologia, Diogenes Rafael de Camargo.

Após uma roda de conversa, que possibilitou a integração de todos os participantes e o compartilhamento das histórias de vida das integrantes da ALARA, todos "colocaram a mão na massa" para a construção da horta. Inicialmente, dois canteiros foram levantados utilizando o método tradicional de design, com todas as hortaliças orgânicas, seguido de instruções de manutenção e manejo.

A atividade trouxe benefícios tanto às mulheres quanto aos alunos, que aprenderam técnicas de cultivo orgânico, o valor do cuidado pessoal e a gratidão pela vida. "Participar da visita à Associação Laço Rosa de Araras (ALARA) foi um dos maiores privilégios que a semana da Biologia deste ano pode me proporcionar. Durante a visita tive a oportunidade de conhecer diversas mulheres atendidas pela Associação e ouvir suas histórias de vida. Eu que fui com o intuito de ensinar e acabei aprendendo", contou a aluna Lorena Sala.

"Nós da organização da XIV Semana de Estudos da Biologia agradecemos à ALARA por ter nos acolhido tão bem e com tanto carinho. Ali conhecemos pessoas incríveis e pudemos proporcionar aos alunos o contato com outras vivências, exemplos de vida a serem seguidos", completou o Prof. Diogenes.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

°C
°C
Chuva: % ( mm)

Como Chegar